Formação é para professores, agentes culturais e interessados no tema
Neste período de distanciamento social e ensino remoto, muitas dúvidas podem surgir sobre como trabalhar ferramentas tecnológicas importantes para a educação mediada por tecnologia. É neste sentido que o CENPEC Educação, em parceria com o Itaú Social, oferece o curso Comunicação Digital para Educadores, on-line e autoformativo, ou seja, não há mediação.
A formação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site do CENPEC.
Já o público alvo são professores, educadores sociais, agentes culturais e interessados em ampliar seus conhecimentos sobre a comunicação digital e suas relações com a educação. A carga é de 40 horas. As aulas estarão disponíveis até 31 de agosto.
Segundo os organizadores, a intenção é promover a reflexão sobre a comunicação digital em processos educativos, a partir da apresentação de conceitos teóricos relacionados às mudanças sociais recentes que afetam a educação. Enfatiza-se a possibilidade de empoderamento e de participação democrática dos envolvidos.
O convite é para o professor aprender fazendo. Ao longo da formação, são vivenciadas formas de expressão em diferentes linguagens digitais, como fotografia, áudio e vídeo, e a possibilidade de combiná-las para chegar a uma boa proposta pedagógica. As atividades são individuais. Há também um fórum para troca de conhecimento entre os participantes.
O método
Para que o conteúdo seja fixado, a metodologia conta com atividades individuais e colaborativas a serem desenvolvidas entre os integrantes da turma, de maneira autônoma. O conteúdo pode ser acessado em qualquer dispositivo móvel (como celular e tablet). Pois assim, todos os participantes poderão fazer a formação de acordo com seu ritmo e sua disponibilidade, no período de oferta das aulas.
Pré-requisitos para participar:
→ Cadastrar-se nesta plataforma
→ Ter uma conta de e-mail de fácil acesso
→ Ter disponibilidade para navegar e estudar usando ferramentas de internet, como abrir links, enviar mensagens em fóruns, responder a questionários e enquetes, baixar arquivos, entre outras
*Com informações da Secretaria de Educação