Competição entre escolas visa despertar o interesse de estudantes dos anos finais do fundamental e ensino médio pela tecnologia
A Associação Cactus e Movimento Tech 2030 anunciam a abertura da 3a edição da Maratona Tech, maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil. A iniciativa estimula alunos da rede pública e privada a explorar mais sobre tecnologia e lógica através de uma trilha formativa divertida, interativa e alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Professores engajados também recebem formações e premiações. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site.
A jornada de aprendizagem trilhada pela Maratona Tech tem como objetivo despertar e inserir os jovens para o mundo da tecnologia por meio de desafios de pensamento computacional e lógica, além de desenvolver o protagonismo juvenil. A participação ocorre com estudantes de nível 1 (6º e 7º ano), nível 2 (8º e 9º ano) e nível 3 (ensino médio e EJA), com inscrições realizadas por professores.
Para Victor Hill, Presidente do Conselho da Cactus, a Maratona Tech é uma iniciativa que “dá a oportunidade das habilidades dos estudantes serem desenvolvidas com um estímulo diferente, além da possibilidade de se adequar às novas necessidades do mercado de trabalho, usando a tecnologia como base para mudanças sociais e ampliação do conhecimento.”
Na primeira fase, em agosto, os professores receberão uma formação exclusiva e um desafio para aplicar em sala de aula, relacionado a carreiras e usos práticos da tecnologia na comunidade dos estudantes. Os alunos realizam o estudo, apresentam os trabalhos e os melhores são escolhidos para a fase final da competição.
A fase final da competição, em setembro, inclui ciclos de aprendizagem sobre pensamento computacional, auxiliados por vídeo aulas via WhatsApp. Os estudantes vão desenvolver estruturas computacionais simples e competem em quizzes. Na cerimônia de premiação, que acontecerá em novembro, em Curitiba (PR), os estudantes e professores vencedores receberão viagens, medalhas, notebooks, e imersões tecnológicas em renomadas instituições, como as que aconteceram em 2023 no iFood, na Inteli e no Insper.
“O Movtech tem a educação em sua essência, sendo o fio condutor para que o talento encontre oportunidade, sem deixar ninguém para trás. Enquanto coalizão formada por mais de 30 organizações, nos engajamos e convidamos sociedade civil a apoiar essa iniciativa tão importante para que estudantes e professores de escolas públicas possam sonhar e realizar através da tecnologia”, reforça Mariana Lopes, Gerente Executiva do Movimento Tech 2030.
A edição de 2023 da competição educacional contou com a participação de mais de 187 mil estudantes e 4 mil professores em 2023 e tem potencial de 1,5 milhões de inscritos, com 300 mil estudantes participantes da fase 1 neste ano. A expectativa é dobrar o número de participantes, comparada à última edição. Arco Institucional, B3 Social, Finep, Fundação Behring, iFood, Instituto Coca-Cola, Instituto Gol e Mercado Livre são empresas financiadoras desta edição.
“Eu já participo de olimpíadas e essa participação foi mais um incentivo para continuar. Já tinha alguma ideia do que eu queria seguir no futuro, com a Maratona tive mais certeza e foi muito importante. A oportunidade agrega no currículo de alunos e professores. Participem!”, conta Amanda Pires, estudante medalhista de ouro na Maratona Tech.