A parceria garante que o descarte de lixo eletrônico de grande porte seja feito de forma segura para o meio ambiente
Uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema-DF) e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) traz uma facilidade para a população do DF: a coleta gratuita domiciliar de equipamento eletroeletrônicos de grande porte, como geladeiras.
Dessa forma, o descarte de produtos eletroeletrônicos acontece de forma segura para o meio ambiente. Para equipamentos menores, como fones de ouvido, a população pode contar com os pontos de entrega voluntária (PEVs).
“É um conceito atrelado à responsabilidade compartilhada”, explica Maria Fernanda Teixeira, gerente de Implantação da Política de Resíduos Sólidos da Sema. “Todo mundo faz a sua parte para que o lixo eletrônico seja reciclado, quando possível, ou descartado de forma ambientalmente adequada.”
Este processo é chamado de logística reversa, e acontece quando o consumidor dá a destinação correta ao resíduo seja descartando o bem nos PEVs ou utilizando a coleta domiciliar gratuita.
Assim, a empresa que faz o recolhimento é a responsável por enviar o material para a reciclagem e depois, caberá ao reciclador ser o responsável por separar o que poderá ser reaproveitado.
Todo esse movimento se justifica, pois muitos equipamentos eletrônicos podem depositar substâncias tóxicas, os metais pesados no ambiente. Como explica Maria Fernanda, “São elementos que podem contaminar o solo e as águas, causando danos graves à saúde”.
A coleta domiciliar é válida para materiais com peso superior a 30 kg, e para solicitar o serviço gratuito, basta realizar o agendamento via WhatsApp, pelo telefone (61) 3301-3584 ou clicando aqui.
Para saber onde encontrar os PEVs, clique aqui.
*Com informações da Agência Brasília