Inovação permite que mulheres nadem durante período menstrual

período menstrual
Fabíola Molina celebra o lançamento da linha Nade Livre. Foto: Divulgação/Fabiola Molina Store

Nade Livre: Inovação desenvolvida por Fabíola Molina garante que as mulheres sigam na piscina durante o período menstrual

Apesar de a menstruação ser um fenômeno natural na vida das mulheres, o assunto segue como um tabu, e no esporte não é diferente. Especialistas indicam que o período menstrual aparece como responsável pelo abandono ou interrupção temporária da prática esportiva, além do preconceito e dos medos que acabam atingindo as atletas. 

Infelizmente, ainda existem pessoas que acreditam que durante o período menstrual a mulher deveria ficar em repouso e evitar as atividades físicas. No entanto, estudos mostram o contrário. Entre os medos que afetam as atletas está o receio do fluxo menstrual se exteriorizar no ambiente esportivo ou na frente de outras pessoas.

Uma das modalidades esportivas que mais despertam o receio tanto de atletas como de amadoras, é a natação, pois ela não parece combinar em nada com o período menstrual. 

Sendo assim, ninguém mais habilitado para discutir o tema e contribuir no desenvolvimento de uma inovação para as mulheres nadadoras. 

Fabíola Molina é uma das principais nadadoras da história do esporte no Brasil. Chamada de Rainha das Piscinas, Fabíola representou o país em três Olimpíadas (Sidney, Pequim e Londres) e tem no currículo mais de 60 títulos nacionais e 20 conquistas internacionais. 

Dona de uma grife de moda esportiva que leva o próprio nome, a nadadora atuou no desenvolvimento de uma solução que pudesse resolver a ‘dor’ dessas adolescentes e mulheres. Depois de cerca de um ano de criação e testes, a marca lança a linha Nade Livre, que garante segurança e conforto nos treinos e nas competições em dias de fluxo menstrual.

CEO da marca e mãe da ex-atleta olímpica, Kelce Molina, conta que “à frente de uma empresa 100% feminina, fico feliz em anunciar que um sonho se concretizou. Estamos trabalhando nesse projeto há mais ou menos 1 ano, com estudo e o apoio de parceiros e atletas. Essa dor também sempre nos incomodou, – com a própria Fabíola Molina, que passou durante seus quase 30 anos treinando para Seleção Brasileira e buscando melhores alternativas. Hoje, ficamos tranquilas em dizer que as mulheres não precisarão deixar de competir ou de vivenciar experiências maravilhosas no esporte por estarem menstruadas. Nossa linha garante segurança do começo ao fim do treino e/ou competição”, comemora.

período menstrual
Fabíola Molina e Dra. Tathi Parmigiano. Foto: Divulgação/Fabíola Molina Store

A linha teve a contribuição da médica ginecologista da Seleção Brasileira, Dra. Tathi Parmigiano. A especialista lembrou que uma das vantagens do produto é manter as adolescentes e mulheres dentro da piscina, e elas vão evitar o dilema dos outros métodos que podem gerar desconforto entre as atletas.

“A dificuldade ou impossibilidade de uso de alguns dispositivos afasta as jovens do esporte, principalmente da natação, e ainda pode causar prejuízo psíquico e social em caso de exposição do fluxo”, destaca a Dra. Tathi Parmigiano. “Mas é claro que a linha Nade Livre é para mulheres de todas as idades. Trabalho com atletas de esportes aquáticos e até outros segmentos que sentem falta de um produto que garanta a performance delas, oferecendo o conforto que o período menstrual pede. E foi por isso que me uni à Fabíola nessa busca”, diz.  

Testado e Aprovado

A atleta Anna Júlia Gomes, 15 anos, poderá nadar livremente a partir de agora. Ela conta que se sentiu “muito mais segura e confiante com essa linha. Agora posso ficar um pouco mais depois do treino e acompanhar as percepções do meu técnico sem precisar sair correndo para o vestiário com receio que algum ‘acidente’ possa acontecer por causa do período menstrual”, destacou.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?