UnB recebe 1° Encontro Nacional Afrocientista

afrocientista
Imagem: Divulgação

Projeto que existe desde 2019 já apoiou 464 bolsistas da educação básica e 36 da graduação a seguirem os caminhos da produção científica

Nos dias 27 e 28 de outubro, a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília  (UnB) será a casa do I Encontro Nacional Afrocientista. Reunindo mais de 150 pessoas, entre estudantes, professores, parceiros e voluntários do projeto, o evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), pelo Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (CONNEABS) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas (GEPHERG/UnB), com o apoio do Instituto Unibanco, UNB/FE e IFB.

Desde a sua criação, em 2019, o projeto Afrocientista foi desenvolvido em parceria com o Instituto Unibanco e envolve Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) e Grupo Correlatos nas universidades e institutos federais brasileiros, atuando em escolas públicas parceiras a partir de pilares que envolvem a iniciação às práticas e instrumentalização sobre o fazer ciências na perspectiva afrocentrada, bem como a formação para a cidadania. Atualmente, o projeto é desenvolvido em 13 núcleos e grupos correlatos, contemplando todas as regiões do país, com 156 bolsistas da educação básica e 26 bolsistas de graduação. Nestes quatro anos, o Afrocientista já beneficiou 464 bolsistas da educação básica e 36 da graduação.

Segundo Thatianny Silva, gestora do projeto, “este primeiro encontro do Afrocientista dá vida ao antigo desejo em ver e ouvir jovens de localidades distintas retratando suas histórias, suas percepções e seus caminho”. “Este encontro nos dará a chance para conhecer profissionais e pesquisadores da educação engajados em práticas que enfrentem o racismo, que atuam no projeto. Nestes dias, acredito que poderemos ainda sentir e vislumbrar os caminhos sistematicamente pensados em parcerias com escolas e universidades, caminhos estes que consideram e anseiam dias mais justos e que valorizem a realmente os nossos talentosos jovens negros. Será, portanto, um encontro, para transparecer a força transformadora desta grande comunidade chamada Afrocientista”, complementa.

Além de Iraneide e Thatianny, o evento contará também com a participação de Silvani Valentim, diretora de Relações Internacionais da ABPN, e Zara Figueiredo, Secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI). Pelo Instituto Unibanco, estarão presentes João Marcelo Borges, gerente de Pesquisa e Inovação, e Caio Callegari, coordenador de Inovação em Políticas.

Para João Marcelo Borges, o evento é uma oportunidade de repercutir ainda mais a voz desses jovens cientistas. “O encontro presencial possibilitará a escuta e a análise das percepções de jovens negros e negras de diferentes regiões do País sobre a educação, a produção científica e o mundo do trabalho. Além disso, a expectativa é que o encontro estabeleça um espaço para a escuta das experiências dos NEABIs, favorecendo o compartilhamento de achados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto”, afirma.

Serviço:

I Encontro Nacional do Afrocientista

Quando: 27 e 28/10

Onde: Auditório Dois Candangos, Faculdade de Educação/UnB, Brasília.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?