Ufes e Ifes-Vitória recebem palestrantes do Brasil e do exterior em evento gratuito

Foto: divulgação

A 28ª edição do Congresso de Estudos Literários será realizada de 14 a 17 de setembro, com o tema “Testemunhos para o futuro e futuros para o testemunho” e a participação de pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais

No campo das Letras, o termo “literatura testemunho” refere-se a uma produção que transita entre a literatura, a história e a biografia, representando a escrita de quem vivenciou eventos traumáticos como guerras, ditaduras e genocídios, e atualmente também vem sendo mobilizado para pensar questões como violência racial e de gênero, xenofobia, desigualdade e outras formas de violência social.

Partindo dessa conjuntura, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes-Vitória) realizam o XXVIII Congresso de Estudos Literários, de 14 a 17 de setembro, reunindo palestrantes do Brasil e do exterior em torno do tema “Testemunhos para o futuro e futuros para o testemunho: perspectivas teóricas e suas revisões”.

A iniciativa conta com recursos do Edital nº 03/2026 – Organização de Eventos Técnico-Científicos, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), e com o apoio da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) e da Universidade Jaguelônica (Polônia).

As inscrições gratuitas para as palestras podem ser feitas até 13 de setembro, por meio do link disponibilizado no perfil do Núcleo de Pesquisa em Literatura Moderna e Contemporânea (Ifes/Ufes) no Instagram: @nupesq.lit. Podem participar pesquisadores, professores, estudantes e interessados nos estudos literários em torno do tema.

Áreas do conhecimento

A programação, distribuída entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), articula diferentes áreas do conhecimento – Literatura, Educação, História, Psicanálise, Filosofia, Artes e Sociologia – em mesas temáticas que abordam o testemunho em suas múltiplas dimensões. Também haverá sessões de comunicação e lançamento de livros.

Ao todo, o congresso terá a participação de 19 palestrantes e seis mediadores. Entre os pesquisadores que confirmaram presença estão a polonesa Renata Diaz-Szmidt, da Universidade Jaguelônica; e as argentinas Amandine Guillard, da Universidade Nacional de Córdoba, e Luciana Sastre, da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires.

O testemunho

O professor Nelson Martinelli Filho, que preside a comissão organizadora do evento, afirma que o congresso parte do reconhecimento de que o testemunho, tradicionalmente associado à memória de catástrofes históricas, vem sendo debatido a partir de novas demandas críticas, que colaboram para a contínua revisão conceitual e de seus modos de abordagem.

“Nessa proposta, vamos dar centralidade à poesia como espaço de crise e reinvenção do testemunho, além de incorporar as perspectivas de gênero e o papel da educação literária como parte da mediação e da circulação social do testemunho, ampliando o debate para contextos contemporâneos e transnacionais a partir de conflitos sociais atuais e abordagens pós-coloniais, decoloniais e transcoloniais”, destaca Martinelli.

O congresso também contará com uma programação dedicada à apresentação de comunicações, no dia 17 de setembro, das 8h às 17h, na Ufes. As apresentações reunirão pesquisadores, professores e estudantes em quatro simpósios temáticos: testemunho na ficção, na poesia, no teatro e em outras linguagens artísticas. A atividade amplia o espaço de debate e intercâmbio acadêmico do evento, permitindo a discussão de pesquisas vinculadas às perspectivas teóricas e às revisões contemporâneas propostas pelo evento.

Para Nelson Martinelli Filho, a participação de pesquisadores de diferentes países e a articulação com instituições nacionais e internacionais possibilita o fortalecimento das redes de pesquisa, a promoção da formação acadêmica e o estímulo ao intercâmbio científico interdisciplinar. “Ao propor a revisão crítica dos estudos sobre o testemunho em diálogo com demandas contemporâneas, o encontro contribui para a difusão do conhecimento, para a popularização da ciência e para a consolidação do Espírito Santo como espaço relevante na produção e circulaç&atil de;o de pesquisas na área de Letras”, pontua.

Publicação dos trabalhos

Os trabalhos apresentados pelos palestrantes serão publicados em dossiê temático intitulado “Testemunhos para o futuro e futuros para o testemunho”, na revista Contexto, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGL/Ufes). O dossiê tem previsão para publicação em junho de 2027. Já os trabalhos apresentados em formato de comunicaç&a tilde;o serão publicados em e-book, também em 2027.

XXVIII CONGRESSO DE ESTUDOS LITERÁRIOS

Tema: “Testemunhos para o Futuro e Futuros para o Testemunho: Perspectivas Teóricas e suas Revisões”
Data: 14 a 17 de setembro
Locais:

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes Campus Vitória) – Avenida Vitória, 1.729, Jucutuquara, Vitória (ES), CEP 29.040-780
  • Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES), CEP 29075-910

Inscrições gratuitas: até 13 de setembro, por meio do link disponibilizado no perfil do Núcleo de Pesquisa em Literatura Moderna e Contemporânea (Ifes/Ufes) no Instagram: @nupesq.lit. A inscrição como ouvinte não garante a certificação. Para receber o certificado, é necessário confirmar a presença nas atividades do evento, conforme as orientações da organização.
Realização: Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGL/Ufes) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH/Ifes)
Apoio: Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) e Universidade Jaguelônica (Polônia)
Projeto selecionado pelo Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) nº 03/2026 – Organização de Eventos Técnico-Científicos – 2ª chamada

PROGRAMAÇÃO:

14 de setembro

Local: Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Vitória
13h-13h30 – Abertura do evento
13h30-15h20 – Mesa 1 – Testemunhos para a educação literária

Local: Teatro do Ifes
Palestrantes: Maria Amélia Dalvi (Ufes): “Educação literária, documentos oficiais e trabalho docente”
Mariana Ramalhete (Ifes): “Literatura infantojuvenil, testemunho e educação literária”
Rafael Fava Belúzio (Ifes): “Educação literária testemunhal”
Mediação: Camila David Dalvi (Ifes)
15h20-15h40 – Intervalo
15h40-17h30 – Mesa 2 – Testemunho, História e regiões de conflito

Local: Teatro do Ifes
Palestrantes: Leonardo Bis dos Santos (Ifes): “Conflitos sociais como chave de interpretação da realidade: uma proposta a partir da Sociologia”
Marcelo Durão Rodrigues da Cunha (Ifes): “Entre o testemunho e o negacionismo: historiografia e ensino de História nas disputas sobre o passado brasileiro”
Renata Diaz-Szmidt (Universidade Jaguelônica, Polônia): “Narrar o trauma, testemunhar a história: entre ficção e memória na literatura da Guiné Equatorial”
Mediação: Ozirlei Teresa Marcilino (Ufes)

15 de setembro

Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
14h-16h – Mesa 3 – Testemunho e psicanálise

Local: Auditório do IC-2
Palestrantes: Cleidson Frisso Braz (Ufes): “A temática amorosa na poesia de presos políticos da ditadura militar brasileira sob a ótica da psicanálise”
Giselle Lopes (Ufes): “Para além do desamparo psíquico: marcas da deprivação na poesia do cárcere e nas memórias do exílio”
Nelson Martinelli Filho (Ifes): “Crítica literária e método psicanalítico: contribuições para o testemunho”
Renata Conde Vescovi (FDV/ESPE): “Testemunho em psicanálise: Rasuras, Transliterações e Poéticas do Inconsciente”
Mediação: Leonardo Mendes (Sedu)
16h-16h20 – Intervalo
16h20-18h10 – Mesa 4 – Poesia como forma subversiva para o testemunho Local: Auditório do IC-2
Palestrantes: Marcelo Ferraz (UFG): “Pablo Neruda: testemunha de nosso tempo”
Wilberth Salgueiro (Ufes): “A poesia contra o fascismo”
Susana Souto (Ufal): “Poesia & fome: múltiplas perspectivas de escrita e de luta”
Mediação: Wallas Gomes Zotelli (Ifes)

Dia 16 de setembro

Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
14h-15h50 – Mesa 5 – Testemunho, dissidências, decolonialidade

Local: Auditório do IC-2
Palestrantes: Amandine Guillard (Universidade Nacional de Córdoba, Argentina): “Testimonio factual versus testimonio literario: el valor de la poesía carcelaria para (re)construir memoria(s)”
Renata Diaz-Szmidt (Universidade Jaguelônica, Polônia): “Testemunhar para descolonizar: outras narrativas da violência na literatura moçambicana”
Weverson Dadalto (Ifes): “Aspectos testemunhais da literatura LGBT+ brasileira contemporânea”
Mediação: Raoni Huapaya (Ifes)
15h50-17h – Lançamento de livros

Local: Auditório do IC-2
17h-19h – Mesa 6 – A produção testemunhal de mulheres

Local: Auditório do IC-2
Palestrantes: Dinha (Escritora/Edições Me Parió): “Dominó de ossos: horror em perspectiva na literatura favelada”
Fabíola Padilha (Ufes): “Agora é que são elas: mulheres na era do testemunho”
Luciana Sastre (Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires, Argentina): “Las tarjetas como técnica en la escritura testimonial de Nellie Campobello”
Michele Schiffler (Ufes): “Narrativas performáticas de mulheres latino-americanas: presença, luta e resistência”
Mediação: Rafaela Scardino (Ufes)

Dia 17 de setembro

Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
8h-17h – Sessões de comunicação
Local: Salas do IC-3

CONHEÇA OS PALESTRANTES:

Maria Amélia Dalvi: Possui graduação em Letras, mestrado em Letras e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Especialização em Psicologia e Desenvolvimento Infantil pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo. É, desde 2010, professora do magistério superior, na Ufes. Fundou e coordena o grupo de pesquisa Literatura e Educação e o projeto de extensão homônimo.

Mariana Ramalhete: Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciada em Letras-Português (Ufes), Pedagogia (Ufes), com especializações na área educacional. Pesquisadora do grupo de pesquisa interinstitucional Literatura e Educação (Ufes) e do Núcleo de Pesquisa em Literatura Moderna e Contemporânea (Ifes-campus Vitória). Desde 2017, trabalha como professora de Língua Portuguesa em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Rafael Fava Belúzio: Possui graduação em Letras (UFV) e graduação em Filosofia (UFMG), mestrado com dissertação sobre Álvares de Azevedo e doutorado com tese sobre Paulo Leminski, ambos em Estudos Literários: Literatura Brasileira (UFMG); e dois anos de pós-doutorado em Letras (Ufes). Trabalha principalmente com Poesia Brasileira e com Teorias da Poesia.

Leonardo Bis dos Santos: Possui graduação em Ciências Sociais – Licenciatura e Bacharelado – pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Letras Português – Licenciatura – pelo Instituto Federal do Espírito Santo; especialização em Educação Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense; MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV; mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense e doutorado em História, na área de concentração em História Social das Relações Políticas, pela Ufes. Professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes (Campus Vitória).

Marcelo Durão Rodrigues da Cunha: É professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes Campus Guarapari), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH/Ifes) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGHIS/Ufes). Foi professor visitante e pesquisador de pós-doutorado na Adam Mickiewicz University (Poznan, Polônia), entre 2020 e 2022. É doutor em História pela Ufes.

Renata Diaz-Szmidt: Especialista em estudos literários, é docente no Instituto de Estudos Românicos da Universidade Jaguelónica. Seus interesses científicos centram-se nas literaturas africanas escritas em língua portuguesa – em particular, nas literaturas de Angola e Moçambique – e na literatura em língua espanhola da Guiné Equatorial, analisadas a partir das teorias pós-, des- e transcoloniais. Desenvolve também investigação nas áreas dos estudos indígenas e de género.

Cleidson Frisso Braz: Possui graduação em Letras Português/Literatura pelo Centro Educacional São Camilo (ES), especialização em Gestão Escolar, mestrado em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde desenvolveu pesquisa sobre a poesia produzida por presos políticos durante a ditadura militar brasileira. Atualmente, dedica-se a pesquisas que articulam literatura de testemunho e psicanálise.

Giselle Lopes: Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), bolsista pela CAPES. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Literatura Moderna e Contemporânea (Ifes/CNPq); e do Núcleo de Pesquisa em Literatura e Testemunho (Ifes/CNPQ), Mestre em Estudos Linguísticos pela Ufes, com obtenção complementar de créditos pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp por meio de intercâmbio de mestrado (PROCAD). Atualmente, dedica-se à Psicanálise Clínica, à Grupoterapia, como terapeuta e coordenadora de Grupo.

Nelson Martinelli Filho: Doutor em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com pós-doutorado em Letras; Mestre em Letras (Ufes); graduado em Letras-Português (Ufes). Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH/Ifes). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGL/Ufes) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFRN/Ifes). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria Literária.

Renata Conde Vescovi: Trabalhou de 1986 a 1993 no Programa de Saúde Mental do IE+A1:C26SP (Instituto Estadual de Saúde Pública), da Secretaria de Saúde do Espírito Santo. Psicóloga prestadora de serviço na CST-ES, em área de Recursos Humanos, de 1985 a 1990. Atende como psicanalista em consultório clínico desde 1987. Membro fundadora da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória.

Marcelo Ferraz: É professor da área de Teoria Literária da Universidade Federal de Goiás (UFG), membro do quadro permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL-UFG/Conceito 6) e bolsista Produtividade em Pesquisa – Nível 2 (CNPq). É membro do GT Texto Poético (ANPOLL) e editor-chefe da revista Signótica (UFG). Dedica-se especialmente às investigações na área de literatura brasileira moderna e contemporânea.

Wilberth Salgueiro: Possui graduação em Letras Português-Literatura pela UERJ, mestrado em Letras (Literatura brasileira) pela UFRJ, doutorado em Letras (Teoria da literatura) pela UFRJ e pós-doutorado em Literatura comparada pela UERJ e em Literatura brasileira pela USP. Ingressou, em 1993, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde, a partir de maio/2014, se tornou Professor Titular.

Susana Souto: Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, onde atua na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Letras, na linha de pesquisa Literatura: Poéticas, Cultura e Memória. Possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas, com pesquisa sobre Glauco Mattoso, e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, com trabalho sobre Clarice Lispector.

Amandine Guillard: Doutora em Letras pela Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina, é pesquisadora ligada ao Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) e ao Centro de Investigaciones y Estudios sobre Cultura y Sociedad (CIECS), vinculado à Universidad Nacional de Córdoba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura latino-americana e estudos de memória.

Weverson Dadalto: É licenciado em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Letras pela mesma Universidade e doutor em Letras (Estudos Literários), também pela Ufes. Dedica-se especialmente ao estudo de literatura brasileira contemporânea. Atualmente é professor do Ifes – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Vitória.

Dinha: Possui mestrado pela Universidade de São Paulo e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo. É pós-doutora em Literatura e Sociedade pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP). Tem experiência nas áreas de Educação e Direitos Humanos e em Letras, com ênfase em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.

Fabíola Padilha: É professora titular de teoria da literatura e literaturas de língua portuguesa da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui graduação em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Ufes, graduação em Artes Plásticas pela Ufes, mestrado em Letras: Estudos Literários pela Ufes (2000) e doutorado em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. Dedica-se a pesquisar a literatura em sua interface com a história.

Luciana Sastre: Doutora em Ciências Humanas (Universidade de Leiden, Holanda). Professora da Universidade Nacional de Córdoba na disciplina de Literatura Latino-Americana II (Faculdade de Letras – FFyH). Diretora do Projeto de Pesquisa “Arquivos da modernidade latino-americana: escritas contemporâneas da teoria, da crítica e da literatura”, vinculado ao Centro de Pesquisas “María Saleme de Burnichón” (FFyH). Sua pesquisa se dedica à relação entre literatura e performance, com ênfase especial na escrita performática, na voz e no arquivo.

Michele Schiffler: Possui graduação em Letras (Português/Espanhol) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (SP). Doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, atualmente é professora do Departamento de Línguas e Letras e coordenadora do Grupo de Pesquisas Núcleo de Estudos e Pesquisas Africanidades e Brasilidades (NAFRICAB), da Ufes. É professora do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFES).