Evento com mostra competitiva, apresentações musicais, feira de artesanato, gastronomia, exposições e exibição de videoclipes de artistas locais acontece entre os dias 8 a 11 de março. Entrada franca
No próximo dia 8, chega a Sobradinho a segunda edição do Festival Multicultural de Cinema – FEMUCINE. Serão quatro dias de mostra competitiva de curtas-metragens em conjunto com exibição de videoclipes, apresentações musicais, homenagens, gastronomia, feira e exposições. O evento acontece no Teatro de Sobradinho, com entrada franca, e vai premiar um dos 12 filmes selecionados para a competição.
Idealizado e organizado pela Artha Produções, o FEMUCINE vem com a proposta de unir o cinema às mais variadas linguagens artísticas, como a música, dança, artes plásticas e visuais, artesanato, entre outras. Além disso, o festival tem como objetivo abrir espaços de narrativas de resistências, afetos e arte periférica, propondo ser vitrine de realizadores e artistas mulheres, negros e LGBTQIA+, fortalecendo o protagonismo desses grupos e promovendo o cinema independente e de guerrilha.
Financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC, o projeto pretende demonstrar as lutas e histórias dos mais diversos territórios, povos e tradições de cada canto do país, tanto o cotidiano urbano, como rural. A temática para essa edição é “Corpos e Territórios na Tela”, fazendo essa junção social e geográfica da pluralidade de narrativas de diferentes realidades, mas que convergem no seu cotidiano de lutas.
Além das mostras, o FEMUCINE traz outras ações na programação do festival, com o intuito de unir e fomentar diversos públicos com o audiovisual, levando oficinas em escolas públicas da região e a mostra infantil para crianças de 5 a 12 anos. O evento também contará com a mostra inclusiva, adaptada para pessoas com deficiência e a mostra homenagem que, esse ano, homenageará a cineasta Edileuza Penha.
Serviço
FEMUCINE – Festival Multicultural de Cinema
Data: De 8 a 11 de março
Horário: Mostra Infantil (Quinta e sexta-feira) a partir das 9 horas / Mostra inclusiva (Sexta-feira) a partir das 15 horas / Mostra competitiva (De quarta à sexta) a partir das 19 horas / Mostra videoclipe e premiação (sábado) a partir das 15 horas.
Local: Teatro de Sobradinho
Entrada franca