![](https://i0.wp.com/portalcontexto.com.br/wp-content/uploads/2025/01/estudantes_provas_selecao_do_programa_de_avaliacao_seriada_pas_0412111047_0.webp?resize=1020%2C611&ssl=1)
MEC amplia período após atraso na divulgação da lista de aprovados
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 3 de fevereiro o prazo para matrículas ou registro acadêmico nas instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. O período, que inicialmente terminaria em 31 de janeiro, foi estendido devido ao atraso na divulgação do resultado da primeira chamada regular.
Atraso na divulgação do resultado
O MEC publicou a lista dos selecionados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior apenas nesta segunda-feira (27 de janeiro), um dia após a data prevista no edital, que era 26 de janeiro.
A pasta ainda não divulgou as novas datas das próximas etapas do processo seletivo, como:
- Prazo para manifestação de interesse na lista de espera (para candidatos não selecionados na chamada regular);
- Convocação dos aprovados pela lista de espera.
A lista de espera será utilizada ao longo do ano pelas instituições para preencher vagas remanescentes da chamada regular.
A retificação do edital com o novo cronograma poderá ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira (28 de janeiro).
Sisu 2025: números e oportunidades
Nesta edição, o Sisu 2025 ofertou 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação, em 124 instituições públicas de ensino superior em todo o país.
Desde 2010, o Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, principalmente universidades e institutos federais. O programa tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, utilizando como critério de seleção a média das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior.
Mais informações
Os estudantes que tiverem dúvidas sobre o Sisu devem entrar em contato diretamente com as instituições de ensino ou pelo telefone de atendimento do MEC: 0800 61 61 61.
*Com informações da Agência Brasil