
A 31ª edição da Copa da Juventude de Vela chegou ao fim neste sábado (8), consagrando os campeões da principal competição de vela jovem do Brasil. O evento, realizado no Veleiros do Sul, em Porto Alegre, reuniu 109 atletas de seis estados brasileiros e do Distrito Federal, disputando as classes ILCA 6, ILCA 7, 29er e 420. Além de definir o resultado Copa da Juventude 2025, a competição serviu como seletiva para a Equipe Brasileira de Vela Jovem, que representará o Brasil no Mundial da Juventude Sub-19 de 2025, em Vilamoura, Portugal.
O evento contou com a presença do bicampeão olímpico , Torben Grael, e teve condições variadas, com ventos fracos em alguns dias e calor intenso ao longo da competição. Confira abaixo os vencedores das principais categorias:
Campeões da Copa da Juventude 2025
- ILCA 6 Masculino: Pedro Rosa (Veleiros do Sul) garantiu o título com 12 pontos, seguido por Francisco Dal Ri (Clube dos Jangadeiros) e Davi Neves (Iate Clube de Santa Catarina).
- ILCA 6 Feminino: Valentina Guimarães (Cabanga Iate Clube de Pernambuco) foi a campeã, com Ana Roth e Antonella Dalpiaz (Veleiros do Sul) completando o pódio.
- ILCA 7: Gustavo Kiessling (Yatch Club de Santo Amaro/Clube Internacional de Regatas) venceu todas as regatas disputadas, com Antônio Machado e Thomas Potthoff (Veleiros do Sul) em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
- Classe 420 Feminino: Antônia Gick e Melissa Paradeda (Veleiros do Sul/Clube dos Jangadeiros) confirmaram o favoritismo e levaram o ouro, seguidas por Laura Neves e Chiara Nogueira (Iate Clube do Rio de Janeiro) e Maria Moreira e Maria Chaves (Iate Clube da Bahia).
- Classe 420 Masculino/Misto: Said Royo e Bernardo Bacha (Iate Clube do Rio de Janeiro) conquistaram o título, com Gustavo Glimm e Eduardo Cersosimo (Veleiros do Sul/Iate Clube do Rio de Janeiro) em segundo, e Daniel Venancio e Caio Lopes (Iate Clube do Rio de Janeiro) em terceiro.
- Classe 29er Masculino/Misto: Zion Brandão e João Joppert (Iate Clube do Rio de Janeiro) dominaram a competição, seguidos por Lucas Resch Geyer e Nicolas Gallichio (Clube dos Jangadeiros) e Pedro Koch e Mateus Koch (Veleiros do Sul).
- Classe 29er Feminino: Heloisa Gonçalves e Isabella Zorzi (Veleiros do Sul) levaram o título, seguidas por Manoela Azevedo e Luisa Madureira (Clube dos Jangadeiros) e Ana Clara Carlin e Anne Sampini (Iate Clube de Santa Catarina).
Melhor clube do campeonato
O resultado Copa da Juventude 2025 também definiu o Veleiros do Sul como o melhor clube da competição, com 495,7 pontos. O Iate Clube do Rio de Janeiro ficou em segundo (464 pontos) e o Clube dos Jangadeiros fechou o top 3 (350 pontos). Leonardo Schreiner (Veleiros do Sul) foi premiado como o velejador mais jovem da competição.
A Copa da Juventude de Vela foi organizada pela CBVela e pelo Veleiros do Sul, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Além de destacar novos talentos da vela brasileira, a competição também marcou a apresentação da nova gestão da CBVela para o ciclo 2025-2028, que culminará nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Fique por dentro de todas as novidades e veja mais detalhes sobre o resultado Copa da Juventude 2025 acompanhando as próximas atualizações nas redes sociais da CBVela!