
Uma pesquisa realizada pela Robert Half mostra que os profissionais brasileiros estão direcionando suas resoluções de ano novo para o desenvolvimento contínuo, a estabilidade financeira e a busca por maior equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. O estudo indica que, apesar das nuances entre grupos, a construção de carreiras sustentáveis e adaptáveis segue como prioridade.
Para profissionais já empregados, as cinco principais metas são:
-
Crescimento e estabilidade financeiros (59%)
-
Educação continuada (57%)
-
Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (45%)
-
Avanço na carreira e promoções (39%)
-
Exploração de novas áreas de carreira (26%)
Já entre profissionais qualificados em busca de recolocação, o foco se desloca levemente:
-
Desenvolvimento contínuo de habilidades (59%)
-
Sondagem de novas oportunidades de carreira (43%)
-
Crescimento financeiro e estabilidade (42%)
-
Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (37%)
-
Empreendedorismo e negócios próprios (28%)
“Os trabalhadores estão mais atentos ao equilíbrio, à capacidade de aprender e à necessidade de evoluir junto às transformações do mercado”, afirma Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul.
Fatores como a evolução tecnológica e a implementação da Reforma Tributária têm estimulado a busca por capacitação constante. Mantovani ressalta, porém, a importância de manter o foco ao longo do ano. “Disciplina e perseverança são fundamentais para transformar desejo em conquista. O mercado em 2026 apresenta excelentes oportunidades, especialmente para quem investe em habilidades que endereçam os gaps das empresas”, completa.




















