Dezenas de certificados foram entregues em Samambaia e no Sol Nascente
Gerar oportunidade para quem, geralmente, não é visto pelo sociedade é a missão do projeto Qualifica Rua Empreendimentos Sociais, que visa de proporcionar qualificação a pessoas em situação de vulnerabilidade. E nesta semana, o Instituto Rosa dos Ventos em parceria com o Barba na Rua realizou a entrega de dezenas de certificados dos cursos de fabricação de brindes, chinelos, corte e costura e conserto de smartphone.
As entregas das certificações aconteceram no Instituto do Bem (Samambaia) e no Instituto Mãos Solidárias (Sol Nascente).
Para Rogério Barba, coordenador do projeto, essa ação é de extrema importância para a transformação social no DF: “através do projeto damos oportunidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade de se tornarem empreendedoras, desde a fabricação até a comercialização do produto. Também oferecemos acompanhamento psicológico para que a transformação seja possível”, relata.
A iniciativa, realizada pelo Instituto Rosa dos Ventos junto ao Instituto Barba na Rua, conta com o suporte da Secretaria de Trabalho. “Trata-se de um programa inovador, porque visa a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade, mas tratam-se de qualificações objetivas e práticas. Ao mesmo tempo que a pessoa aprende uma profissão, ela já produz e gera renda para sua subsistência. Ou seja, elas aprendem todas as fases da cadeia produtiva para terem maior autonomia”, ressalta Stéffanie Oliveira, Presidente do Instituto Rosa dos Ventos.