Projeto Nanet lança novo edital para organizações que desenvolvem atividades sobre segurança digital e combate à desinformação nas redes

Foto: Freepik

A Abong  (Associação Brasileira de ONGs), por meio do projeto Nanet, em parceria com Ibase, Ação Educativa e com apoio da União Europeia, anuncia a abertura do edital “Ciclos Formativos em Cuidados Digitais e Bem-Estar na Internet”, voltado a organizações da sociedade civil, coletivos e movimentos sociais que atuam na defesa de direitos no campo da tecnologia. O edital irá selecionar propostas de atividades que promovam o cuidado e o bem-estar no ambiente digital, a serem realizadas nos territórios onde a Abong atua, incluindo Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Rio Grande do Sul. As inscrições estarão abertas de 1º a 20 de dezembro de 2025. Para submeter seu projeto, basta acessar o formulário de inscrição e estar dentro dos critérios exigidos, conforme o documento oficial. O resultado será divulgado até 3 de fevereiro de 2026.

Como parte das ações do projeto Nanet – iniciativa da Abong dedicada aos direitos digitais, à regulação de plataformas, à justiça algorítmica e aos impactos sociais da inteligência artificial – o edital funciona como porta de entrada para selecionar atividades formativas que serão incorporadas à programação do Nanet ao longo de 2026. As propostas escolhidas serão aplicadas em organizações e projetos sociais, com o objetivo de ampliar o acesso a conhecimento, práticas de cuidado e informação qualificada sobre tecnologia no cotidiano das Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

A iniciativa busca fortalecer a sociedade civil em temas como cibersegurança, enfrentamento de discursos de ódio e desinformação e liberdade de expressão, além de estimular o debate sobre a plataformização e seus efeitos na democracia. Atividades que articulem de forma integrada questões de raça, gênero, diversidade sexual e territorialidade terão prioridade na seleção. O propósito central é contribuir para um ambiente digital mais seguro, inclusivo e consciente.

“Em um cenário de crescente concentração de poder nas grandes plataformas digitais, fortalecer a sociedade civil para atuar com segurança e autonomia no ambiente online é mais urgente do que nunca. Com este edital, queremos ampliar a capacidade de organizações, coletivos e movimentos sociais de proteger seus direitos, enfrentar a desinformação e ocupar o espaço digital de forma crítica e democrática. Acreditamos que investir em formação é fundamental para construir uma cultura digital mais segura, inclusiva e acolhedora — especialmente para os grupos que historicamente têm suas vozes silenciadas”, diz Juliane Cintra, Coordenadora do Projeto Nanet e membra da Diretoria Executiva da Abong.

A Abong reúne desde 1991 entidades comprometidas com a defesa de direitos, o fortalecimento da democracia e a promoção da justiça social. A organização atua nacionalmente na articulação política de OSCs, na incidência em políticas públicas e na defesa de um ambiente democrático que garanta liberdade de atuação para movimentos sociais e coletivos. A abertura do edital integra um conjunto de ações estratégicas da Abong para ampliar a participação da sociedade civil nos debates sobre direitos digitais e fortalecer iniciativas territoriais que promovam autonomia, segurança e inclusão no uso da Internet.

Serviço:

Período de inscrição: 1º a 20 de dezembro de 2025

Divulgação dos resultados: 3 de fevereiro de 2026

Para acessar o Edital

Para acessar o formulário