Produção industrial no Brasil registra queda em julho, mas mantém crescimento anual

Minsk, Belarus – Dec 15, 2021: Photo of modern car assembly plant. Interior of a high-tech factory of new automobiles.

A produção industrial do Brasil apresentou uma queda de 1,4% em julho em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do recuo mensal, o setor ainda mostra um aumento de 6,1% comparado a julho do ano passado e um crescimento acumulado de 3,2% de janeiro a julho deste ano.

O aumento anual foi impulsionado por avanços em diversas categorias e produtos. Entre os destaques, estão os veículos automotores, reboques e carrocerias, que viram um expressivo aumento de 26,8%. A indústria de produtos químicos também teve um bom desempenho, com crescimento de 10,5%, liderado por uma maior produção de automóveis e produtos para o transporte de mercadorias.

Outros setores que mostraram aumento significativo incluem os produtos de metal, com alta de 13,9%, e os equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, que cresceram 24,4%. Produtos de borracha e de material plástico e máquinas e equipamentos também tiveram ganhos notáveis de 11,6% e 10,8%, respectivamente.

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a redução observada em julho reflete uma acomodação após um forte crescimento em junho. A federação destaca a contínua recuperação nos segmentos de bens de capital e bens de consumo duráveis, beneficiados pelo aumento da confiança empresarial e da capacidade instalada, bem como pela expansão da renda das famílias.

A Fiesp continua otimista com o desempenho futuro da indústria, mantendo sua projeção de crescimento para o setor em 2,2% para o ano de 2024.

* Com informações da Agencia Brasil

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?