Pintura na Estação 106 Sul Celebra o Uruguai

A pintura na estação 106 Sul é a única obra de arte, em todas as 27 estações, que está instalada em uma plataforma | Fotos: Divulgação/Metrô-DF

A cidade de Brasília ganhou mais um motivo para celebrar a diversidade cultural e a conexão entre povos. A Estação 106 Sul do Metrô-DF agora abriga uma pintura incrível feita pelo pintor uruguaio Damian Ibarguren Gauthier, que trouxe um pedaço da cultura uruguaia para a cidade. A pintura retrata cenas do cotidiano do Uruguai, como uma praia com farol, paisagens de campo e idosos na frente de suas casas.

A Obra foi um presente da Embaixada do Uruguai para a população de Brasília, por meio do Metrô-DF, com o apoio  institucional da  Secretaria de Relações Internacionais do DF ( SERINTER – DF) . A inauguração oficial da obra aconteceu nesta sexta-feira (24) e contou com a presença do embaixador do Uruguai, Guillermo Eduardo Valles Galmes, o secretário de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal (GDF), Paco Britto, o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, e outros representantes das instituições envolvidas.

Para o secretário Paco Britto, a Embaixada do Uruguai oferece aos brasilienses uma verdadeira viagem por meio de suas culturas. “A embaixada permite aos brasilienses uma verdadeira viagem quando nos transportam para suas culturas. E é exatamente isso que a Embaixada do Uruguai fez hoje com a inauguração desse painel na estação 106 Sul, enriquecendo nossa cidade”. “Brasília, que é um museu a céu aberto, está sempre aberta para receber artistas do mundo inteiro e estamos muito honrados com esse presente”. Destacou.

“A ideia foi mostrar coisas que identifico como momentos felizes e lugares queridos”, disse o pintor Damian Gauthier

O embaixador do Uruguai, Guillermo Eduardo Valles Galmes, ressaltou a importância da conexão entre povos e culturas por meio da arte. “Essa é a ideia dessa obra apresentada aqui no Metrô-DF”, afirmou.

A Estação 106, que agora abriga permanentemente esta obra de arte, se torna única em Brasília com essa instalação de arte pública. A pintura de Damian retrata cenas do cotidiano uruguaio, como idosos acenando, uma criança indo à escola de bicicleta com o pai, uma praia com farol e casas de campo. Uma representação visual da vida e da cultura do Uruguai que agora enriquece o ambiente da estação.

“É uma grande felicidade ver na gestão do governador Ibaneis Rocha uma empresa ter uma virada no sentido de sair de uma situação de dificuldades, como quando assumimos, em janeiro de 2019, e virar destaque nacional por um dos mais reconhecidos e prestigiados jornais do país, com agências internacionais de análise de risco e a FIA, que é da USP, reconhecendo pelos números de balanço da companhia o sucesso que ela é hoje”, ressaltou o presidente do Metrô-DF.

A obra de arte não só enfeita a estação, mas também cria uma conexão entre as pessoas e a cultura uruguaia. É uma expressão da riqueza da diversidade cultural que Brasília abraça e celebra.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?