Paraísos escondidos no Japão

Sombra e água fresca, este é o sonho de muitos turistas que viajam pelo mundo durante as férias. Mas você já imaginou pegar uma praia no Japão? Formado por mais de seis mil ilhas, o  país possui em sua costa diversas opções para quem busca um refúgio à beira-mar para descansar e aproveitar tranquilidade, beleza natural e experiências incríveis.

A Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) separou as três melhores praias, entre as centenas do país, que são verdadeiros paraísos escondidos para incluir no itinerário da próxima viagem. Praias com areia branca e água cristalina fora do circuito popular do verão japonês, que oferecem, além de estrutura para os visitantes, atividades aquáticas, como passeios de caiaque e mergulho para conhecer a fauna marinha local. 

A época ideal para aproveitar as praias japonesas é durante a temporada de verão, que tem início no final de junho e vai até agosto. Durante esse período, ocorre o Umi-biraki, expressão que significa “a abertura do mar” em japonês. Em toda a extensão do país, centenas de praias são abertas oficialmente para o banho e o governo toma todas as medidas para garantir a segurança dos banhistas. 

Praia de Kondoi. Foto: ©Okinawa Convention&Visitors Bureau ou ©OCVB

Praia de Kondoi, na Ilha Taketomi, Okinawa

Okinawa é a província queridinha dos japoneses para as férias de verão. O conjunto de ilhas abriga dezenas de praias deslumbrantes. Mas uma delas, a pequena Ilha Taketomi, esconde a mais bela: a Praia de Kondoi. Localizada no lado oeste, este paraíso escondido tem fácil acesso, fica a 15 minutos a pé do vilarejo central da ilha. A praia possui um extenso quebra-mar de corais, o que faz das águas que banham as areias claras de Kondoi tranquilas e de um azul vibrante. A praia possui estrutura para receber banhistas e ao final do dia o pôr-do-sol proporciona um espetáculo à parte. 

A Ilha Taketomi possui apenas cinco quilômetros quadrados e um vilarejo central a ser explorado. No local, quase não há  carros, então o passeio pode ser realizado a pé ou de carrinho de búfalo, meio de transporte tradicional local. 

Como chegar: Para chegar ao vilarejo, é necessário pegar uma balsa a partir da ilha vizinha a Ishigaki. A viagem dura apenas 15 minutos. Ishigaki, por sua vez, possui aeroporto e recebe voos diretos de Osaka e Tóquio. 

Onde ficar: A vizinha Ilha Ishigaki possui diversas acomodações turísticas.

Mais informações: https://www.japan.travel/pt/spot/566/

japão
Praia Yonaha Maehama. Foto: ©Okinawa Convention&Visitors Bureau ou ©OCVB

Praia de Yonaha Maehama, na Ilha Myako, Okinawa

Ainda na província de Okinawa, existe uma ilha que é pouco conhecida, mas que reserva belezas intocadas, como a praia de Yonaha Maehama, classificada entre as melhores praias arenosas do Japão. Com sete quilômetros de extensão, o local é digno de um cartão postal perfeito de férias de verão. Possui guarda-sóis e cadeiras disponíveis para passar um dia livre tomando sol e aproveitando o mar. Estão ainda disponíveis atividades como mergulho, jet skis e banana boats. A praia de Yonaha Maehama, possui boa infraestrutura para banhistas, como chuveiros e instalações sanitárias nas proximidades. 

A Ilha Miyako é a quarta maior das ilhas de Okinawa. A maior parte da população da ilha se concentra na cidade de Hirara, na costa norte. Além da praia de Yonaha Maeha, o local abriga outras atividades interessantes como um passeio pelo Jardim Botânico  tropical em Hirara com mais de 1.600 variedades de plantas e árvores; uma vista incrível do mar esmeralda do farol em  Higashi-Hennazaki, ponto mais ao sudeste da ilha e um curiso monumento ao imposto, chamado de Nintozei-ishi.

Como chegar: A única maneira de chegar à Ilha Miyako é de avião a partir de Tóquio; ou Osaka; ou de Naha, em Okinawa, Ishigaki, ou de Tarama. Para visitar as praias e passear pela ilha é possível alugar um carro ou utilizar o serviço de táxi disponível. Há ainda, no centro da ilha a possibilidade de aluguel de bicicletas e lambretas.

Onde ficar: A ilha possui diversas opções de hospedagens. 

Mais informações: https://www.japan.travel/pt/spot/562/

japão
Praia Yurigahama. Photograph provided by Kagoshima Prefectural Visitors Bureau” ou “© K.P.V.B”

Praia de Yurigahama, na Ilha Yoron, Kagoshima

Esta praia é literalmente um paraíso escondido. Conhecida como “praia fantasma”, ela aparece e reaparece na costa da Ilha Yoron de acordo com a baixa da maré. Não há um local fixo, o ponto de partida para encontrá-la é a bela Praia de Okaneku. Os horários de maré e o conhecimento dos locais podem ajudar a determinar quando e onde a Praia de Yurigahama vai aparecer. 

Tanto Okaneku, quanto Yurigahama, são ideias para se bronzear e nadar em dias ensolarados. Elas estão localizadas na Ilha de Yoron, na província de Kagoshima, que pertence ao Parque Quasi-Nacional Amami Gunto. A ilha é famosa por suas águas transparentes e pela disponibilidade de esportes aquáticos, como caiaque e mergulho. 

Além disso, a Yoron possui algumas atrações curiosas, além da praia fantasma. Ao visitar o local, o turista encontrará uma aldeia quase grega e uma estação de trem para lugar nenhum. Uma tradição da ilha é receber os visitantes com o jogo “Yoron Kenpo”, um ritual cerimonial de bebida e as pessoas que se reúnem devem beber enquanto fazem uma declaração seguindo algumas regras estabelecidas.

Como chegar: Apesar de pertencer à província de Kagoshima, no continente, Yoron está localizada mais perto de Okinawa. Para chegar há voos diretos de Naha, em Okinawa, ou da cidade de Kagoshima. Há ainda a opção de pegar uma balsa que parte de Kagoshima e para em Yoron, a caminho de Okinawa. A viagem dura cerca de 20 horas. De Okinawa, o destino fica a três horas de balsa do Porto de Motobu.

Onde ficar: A Ilha de Yoron possui diversas opções de hospedagem.

Mais informações: https://www.japan.travel/pt/spot/1945/

 Dicas para aproveitar o verão nas praias japonesas

  • O Japão tem como característica as quatro estações do ano bem marcadas. Isso significa que, durante o verão, o clima é quente e o sol não está a passeio. Portanto, além da roupa de banho e roupas leves, recomenda-se levar e abusar do protetor solar. 
  • As praias são extremamente limpas, e é costume no país não deixar sujeira nos locais públicos. Então é recomendável levar, sempre, uma sacola adequada para recolher o próprio lixo.
  • Para as pessoas que gostam de cerveja, o verão japonês é a época ideal para experimentar as variedades do país e se refrescar com a bebida à beira mar. É permitida a ingestão de bebidas alcoólicas nas praias para maiores de 20 anos.
  • Devido à pandemia, as restrições de viagem estão mudando continuamente e se adaptarão conforme a situação evolui globalmente. A JNTO recomenda visitar seu site para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19. Acesse: https://www.japan.travel/en/coronavirus/
Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?