Otimismo econômico impulsiona expectativas para 2026, aponta estudo

Foto: Pexels

O Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM), da ESPM, divulgou a pesquisa “Perspectivas de Consumo para 2026”, que analisa percepções, intenções de compra e tendências comportamentais dos brasileiros. O levantamento aponta que, mesmo diante de um cenário global desafiador, os consumidores demonstram otimismo em relação ao futuro.

De acordo com o estudo, 54% dos entrevistados afirmam estar otimistas ou muito otimistas com a economia brasileira. Quando a avaliação se volta para as próprias finanças, o percentual sobe para 62,1%. Apesar da confiança, as principais preocupações para o ano continuam ligadas a questões internas, como economia, saúde e bem-estar e estabilidade no emprego.

Para Marcelo Carvalho, coordenador da pesquisa, os resultados indicam que os consumidores, embora atentos ao contexto global, concentram sua atenção nos desafios práticos da vida cotidiana.

Os dados também revelam que 73,6% dos consumidores pretendem manter ou aumentar o nível de consumo em relação a 2025. As decisões de compra estão concentradas em três categorias principais: alimentos e bebidas, roupas e acessórios e viagens nacionais. Esses segmentos aparecem tanto como áreas de possível ampliação quanto de redução de gastos, o que evidencia sua importância na rotina e no orçamento das famílias.

Marcelo Carvalho avalia que o indicador reforça uma postura cautelosa, mas positiva, abrindo espaço para oportunidades de mercado em diferentes categorias.

Quando questionados sobre o que fariam com tempo e recursos financeiros ilimitados, 77,7% dos consumidores afirmaram que gostariam de viajar. Para o coordenador da pesquisa, o dado revela que os consumidores buscam bem-estar, realização e qualidade de vida, com a viagem representando um dos principais símbolos dessa aspiração.

O estudo também abordou o impacto da tecnologia, percebida como a tendência de maior influência no consumo para 2026. Ao lado dela, o consumo sustentável e consciente ganha espaço na agenda dos consumidores, indicando um movimento de maior responsabilidade ambiental e atenção aos efeitos das escolhas individuais.

“Os entrevistados reconhecem um aumento tanto pessoal quanto coletivo no uso de tecnologia e na consciência ambiental. Essa percepção ampla pode indicar uma transformação comportamental, que ultrapassa hábitos individuais e se reflete no olhar da sociedade”, afirma Marcelo Carvalho.

Por fim, ao serem convidados a definir 2026 em uma única palavra, os participantes elegeram três termos principais: paz, amor e saúde. O resultado revela um conjunto de desejos voltados ao equilíbrio emocional e ao bem-estar, temas que seguem como guias das expectativas para o novo ciclo.