OMS divulga publicações para orientar escolas a proteger crianças e jovens da nicotina

Dia Mundial sem Tabaco
Foto: Divulgação

 

Hoje (26), a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou duas novas publicações, “Liberdade do tabaco e da nicotina: guia para as escolas” e “Kit de ferramentas escolares sem nicotina e tabaco” para ajudar a proteger a saúde das crianças bem a tempo do regresso às aulas. temporada escolar em muitos países.

A indústria do tabaco  visa incansavelmente os jovens  com produtos de tabaco e nicotina, resultando num aumento do uso de cigarros eletrónicos e 9 em cada 10 fumadores começam antes dos 18 anos de idade. e cigarros eletrônicos, que normalmente não possuem advertências de saúde.

Os reguladores nos EUA  alertaram no mês passado as empresas para pararem de vender cigarros eletrónicos ilegais  que atraem os jovens por se assemelharem a materiais escolares, personagens de desenhos animados e até ursos de pelúcia.

“Seja sentado na aula, jogando ao ar livre ou esperando no ponto do ônibus escolar, devemos proteger os jovens do fumo passivo mortal e das emissões tóxicas dos cigarros eletrônicos, bem como dos anúncios que promovem esses produtos”, disse o Dr. Ruediger Krech, Diretor de Promoção da Saúde, Organização Mundial da Saúde.

O novo guia e kit de ferramentas são manuais passo a passo para as escolas criarem campi livres de nicotina e tabaco, mas é necessária uma abordagem de “toda a escola” – que inclui professores, funcionários, alunos, pais, etc. tópicos sobre como apoiar os alunos a abandonar o hábito, campanhas educativas, implementação de políticas e como aplicá-las.

O guia destaca quatro formas de promover um ambiente livre de nicotina e tabaco para os jovens:

  • proibição de produtos de nicotina e tabaco nos campi escolares;
  • proibir a venda de produtos de nicotina e tabaco perto das escolas;
  • proibição de anúncios diretos e indiretos e promoção de produtos de nicotina e tabaco perto das escolas; e
  • recusando patrocínio ou envolvimento com indústrias de tabaco e nicotina.

Países em todo o mundo foram destacados na publicação por terem implementado com sucesso políticas que apoiam campus livres de tabaco e nicotina, incluindo: Índia, Indonésia, Irlanda, Quirguistão, Marrocos, Catar, Síria, Arábia Saudita e Ucrânia.

O novo guia da OMS pode ajudar a criar escolas livres de nicotina e tabaco que ajudem a manter as crianças saudáveis ​​e seguras. As políticas livres de nicotina e tabaco ajudam a evitar que os jovens comecem a fumar; criar um corpo discente mais saudável e produtivo; proteger os jovens dos produtos químicos tóxicos do fumo passivo; reduzir o lixo dos cigarros; e reduzir custos de limpeza.

Para proteger a saúde das pessoas, a OMS incentiva todos os países a tornarem todos os locais públicos interiores completamente livres de fumo, em conformidade com o Artigo 8 da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?