Novo padrão de relatório ESG da CVM e CFC é tema de webcast gratuito da PwC Brasil

Mauricio Colombari, sócio da PwC Brasil. Foto: Divulgação

A PwC Brasil vai realizar, no dia 24 de janeiro, das 9h às 11h, o webcast “Novas Perspectivas” com foco no tema “Novo Padrão de relatório ESG da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e CFC (Conselho Federal de Contabilidade)”. O evento contará com as participações de Melissa Schleich, Monica Arabe, Fábio Coimbra e Maurício Colombari, sócios da PwC Brasil. A apresentação será feita por Kieran McManus, também sócio da firma. Para participar gratuitamente, os interessados devem fazer inscrição on-line.

O conteúdo do webcast abordará tópicos de grande interesse para as áreas de governança, administração, finanças, controladoria, auditoria, perícia, contabilidade e impostos. Serão discutidas as principais questões relacionadas ao tema, incluindo as principais dúvidas sobre as novas normas da CVM (Resolução 193) e CFC (Resolução 1.710). Também serão apresentadas as divulgações mais importantes do novo relatório ESG e as estratégias mais utilizadas. Os especialistas também vão mostrar exemplos de divulgações que devem ser usados como referência.

O volume na divulgação de relatórios com temas ESG vem crescendo entre as empresas do Ibovespa. No ano passado, 91% das companhias de capital aberto no país publicaram relatórios destacando os resultados não financeiros do ano. Essa é a maior proporção de reportes dos últimos três anos, quando a PwC Brasil e o Ibracon (Instituto de Auditoria Independente do Brasil) passaram a analisar esses resultados no estudo “ESG no Ibovespa”.

Na edição de 2023, foram analisadas 82 empresas, entre maio e agosto, e 91% delas apresentaram algum tipo de relatório relacionado a aspectos ESG. O número é o maior já registrado pela pesquisa (86% divulgaram em 2020 e 82%, em 2021). “Sabemos que as empresas no Brasil ainda têm muito o que avançar na agenda ESG. Mas, no ano passado, já observamos uma preocupação crescente com temas climáticos, seja pelo uso de frameworks voltados para as emissões de gases causadores do efeito estufa e aumento do reporte de temas materiais, seja pela preocupação com as mudanças climáticas, uma das mais citadas como ODS prioritários e discussão sobre riscos estratégicos envolvendo esses assuntos. Contudo, não notamos uma proporção maior em divulgar metas de redução no período e os compromissos com a neutralização de carbono se concentraram, na maioria, no ano de 2050”, destaca Mauricio Colombari.

Agenda:
Webcast “Novas Perspectivas” – Novo Padrão de relatório ESG da CVM e CFC
24 de janeiro, das 9h às 11h
Inscrições gratuitas: https://event.webcasts.com/starthere.jsp?ei=1649545&tp_key=e4b85ea77c 

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?