Novembro Azul: a informação ainda é o melhor remédio

novembro azul, câncer, próstata
Foto: Pixabay

O câncer de próstata é o tipo mais comum em homens, e isso aumenta a importância da informação e das idas ao médico

O mês de Novembro ganha a cor azul como parte da campanha de conscientização contra o câncer de próstata, que no Brasil, de acordo com o levantamento do Instituto Nacional do Câncer é o tipo mais comum entre o sexo masculino, representando a causa de morte em 28,6% dos casos. 

Infelizmente a desinformação e o preconceito afastam muitos homens dos consultórios, um grande perigo, afinal, o diagnóstico precoce pode aumentar o sucesso do tratamento. A cada Novembro Azul, médicos, especialistas e até as próprias famílias entram na corrente do bem para incentivar pais, maridos, filhos e irmãos a marcar uma consulta e fazer um check-up.

Dr. Marcus Vinicius Maroccolo. Foto: Divulgação

O  especialista em Urologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Marcus Vinícius Maroccolo, reforça que exames preventivos podem auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além dos testes, como o toque retal e a dosagem de PSA, o diálogo e informação são essenciais na quebra de tabus, alerta o médico, que esclarece dúvidas frequentes sobre a doença.

No ano passado, segundo o levantamento do INCA, de 2019 a 2021 mais de 47 homens morreram de câncer de próstata. E a doença não afeta apenas os idosos, os fatores de risco são:  idade, hereditariedade e hábitos de vida, como lembra o médico, “obesidade, sedentarismo e dieta rica em gorduras e proteína animal. Apesar de poder ocorrer antes dos 40 anos, o que é bem raro nessa faixa etária. O risco aumenta a partir dos 50 anos, sendo que a maioria dos tumores ocorre após os 65 anos.”

O preconceito e o tabu ainda seguem como entraves nos caminhos deles até o consultório, mas o especialista alerta: “ Apesar das mudanças de comportamento nas últimas décadas, o exame do toque retal continua sendo um tabu para muitos homens. Trata-se de um exame rápido, indolor e extremamente importante para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Vale lembrar que o câncer de próstata não apresenta sintomas nas fases iniciais, ou seja, quando ele ainda é curável. Portanto, não deixe de realizar os exames necessários para um diagnóstico precoce.”

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?