
Dados da ANTAQ apontam que os portos brasileiros movimentaram 653,7 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre deste ano, maior volume já registrado desde o início da série histórica. O avanço reforça a necessidade de modernizar operações e soluções mais robustas e sustentáveis tem tido maior adesão no setor, como empilhadeiras movidas a lítio, que unem eficiência, redução de custos e menor impacto ambiental
Os portos brasileiros atingiram um recorde histórico de movimentação de cargas no primeiro semestre de 2025, com 653,7 milhões de toneladas processadas, conforme dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Este volume, o maior desde o início da série histórica, representa um crescimento de 1,02 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado principalmente pelo desempenho das cargas conteinerizadas e granéis sólidos.
Este cenário de operação intensificada tem exigido maior eficiência logística e adoção de tecnologias sustentáveis pelo setor portuário. A Heli Brasil, unidade do Grupo KMR e líder em vendas de empilhadeiras no país, apresentou recentemente a primeira Reach Stacker elétrica movida a lítio do Brasil, desenvolvida para operações de alto desempenho em terminais.
De acordo com Débora Bettoni, CEO da Heli Brasil, o equipamento representa um avanço significativo ao aliar potência equivalente a 420 cavalos com zero emissão de poluentes. Os resultados operacionais incluem redução de 76 por cento no consumo de combustível e 42 por cento nos custos de manutenção, além de diminuir em 30 por cento a geração de resíduos perigosos a cada duas mil horas de operação.
Entre as inovações do equipamento destacam se o carregamento ultrarrápido, que permite recarga completa da bateria em até noventa minutos, sistemas inteligentes de segurança com travamento automático de contêineres, cabine com visibilidade de 360 graus e autonomia de até oito horas de operação contínua. A tecnologia também incorpora sistema de reaproveitamento de energia nas frenagens e controles hidráulicos de alta precisão.
A executiva ressalta que a Reach Stacker elétrica foi desenvolvida para atender à demanda crescente dos portos brasileiros, oferecendo robustez para movimentar contêineres de até 45 toneladas com custo operacional reduzido, operação silenciosa e maior ergonomia para os operadores. Essas características garantem maior produtividade e se adaptam ao ritmo intenso dos terminais, representando uma evolução tanto em desempenho quanto em sustentabilidade para a logística portuária nacional.




















