Mais 3 cidades poderão ativar o 5G nesta sexta (29)

5g
Foto: Pixabay

Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre são as capitais autorizadas a ter antenas 5G em operação. A tecnologia estará disponível a partir de 29 de julho

Os moradores de três capitais brasileiras poderão começar a experimentar o futuro com a chegada do 5G nesta sexta-feira (29). Após aprovação do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), as cidades poderão, de forma antecipada, usar a faixa de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.700 MHz (conhecida como faixa de 3,5 GHz).

Com a decisão do Gaispi, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai emitir os boletos para pagamento das taxas de instalação das antenas de 5G na faixa de 3,5 GHz nessas três capitais. Após a confirmação do pagamento pelas prestadoras da telefonia móvel, as empresas podem iniciar as operações na faixa em 3,5 GHz, o que deve acontecer já a partir de sexta-feira.

A utilização da tecnologia 5G, conforme autorizado pelo Gaispi, permite a plena aplicação das potencialidades da tecnologia, com altas velocidades de download e de upload.

As prestadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz têm até 29 de setembro para cumprir a primeira exigência de cobertura do Edital de 5G: a instalação de no mínimo uma antena de tecnologia de quinta geração para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras. As regras definidas pela Agência determinam o adensamento da cobertura de 5G em 3,5 GHz nas capitais até julho de 2025, devendo a nova tecnologia estar presente em todos os municípios até 2029. Desde 6 de julho, o 5G em 3,5 GHz está em operação em Brasília.

O início da operação do 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre só foi possível após a adaptação de estações receptoras de satélite nessas cidades. O Gaispi acompanhou testes de coexistência do 5G com satélite, não tendo sido detectadas interferências. Todas as capitais devem estar aptas a receber o 5G até 29 de agosto.

Para a população que recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica, é necessário adaptar o equipamento. Inscritos no Cadastro Único de Benefícios Sociais do Governo (Cadúnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento, sendo necessário realizar o agendamento. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?