Luccas Martins promove encontro inédito entre handpan e Quarteto do Cerrado em Brasília

Foto: Giuliana Cipriano

Após encantar o público capixaba com o espetáculo “Handpan Brasileiro: Ancestral e Sinfônico”, em que dividiu o palco com o Quarteto Zuri no Espírito Santo e com o Quarteto Essence em São Paulo, o handpan player e percussionista Luccas Martins chega a Brasília com mais uma proposta inovadora. No dia 16 de setembro, ele se apresenta às 19 horas no palco da Infinu Comunidade Criativa, em um showcase especialmente desenhado para a Conferência Transforma: Cultura e Mercado, promovida pelo Festival Música Transforma.

A recente performance marcante com o Quarteto Zuri aconteceu em Vila Velha, no último dia 23 de agosto. Em meio à programação do Parque Aberto, o espetáculo apresentou a combinação do som exótico do handpan, timbres ancestrais, arranjos de cordas e uma sensibilidade de música de câmara contemporânea, resultando em uma experiência sensorial potente. O figurino surpreendente dessa apresentação é assinado pela marca autoral Universo Colorido, com visual vibrante e criativo que faz parte da assinatura do artista.

Agora, em Brasília, Luccas Martins embarca em um diálogo artístico com talentos locais: o Quarteto do Cerrado, formado por Tatyana Kowalczuk (violino l), Mateus Meireles (violino ll), Vitor Curado (viola) e
Frank Junior (violoncelo). A proposta reforça o espírito de intercâmbio cultural, conectando a musicalidade capixaba com a brasiliense, e propõe novas ambientações sonoras para o universo instrumental brasileiro.

Esse projeto tem apoio do Funcultura por meio do edital de Circulação Nacional – Difusão Musical da Secretaria de Cultura do Espírito Santo.

Showcase em destaque na Conferência Transforma

O showcase de Luccas Martins e Quarteto do Cerrado integra a programação oficial da Conferência Transforma: Cultura e Mercado, fase mais recente do Festival Música Transforma — evento gratuito e inédito no país voltado para a música instrumental, que combina palestras, rodadas de negócios e apresentações ao vivo num diálogo autofágico entre criação, mercado e cena cultural local e nacional.

Entre quase 100 inscritos, apenas oito artistas e grupos foram selecionados para apresentar e vender seu trabalho para diferentes agentes do mercado da música que estarão reunidos em Brasília. A curadoria buscou destacar a diversidade de estilos e linguagens da música instrumental, valorizando tanto trajetórias consolidadas quanto novas vozes da cena nacional. Essa seleção garante ao público showcases que fogem dos lugares-comuns e representam a complexidade e a riqueza do cenário instrumental brasileiro.

A conferência será realizada de 16 a 18 de setembro, com ações durante o dia e shows à noite na Infinu Comunidade Criativa (506 Sul). No mesmo palco, no primeiro dia, também se apresenta o Hamilton de Holanda Trio, coroando a programação de abertura do encontro. A organização do evento está centrada em fomentar trocas entre músicos de diferentes regiões, fortalecer o mercado instrumental e proporcionar oportunidades de networking com agentes do setor.

Sobre o Festival

O Festival Música Transforma é um festival de música instrumental que acontece em Brasília desde 2018 em três etapas. A primeira focada na democratização do acesso e consolidação da música instrumental como parte da rotina cultural da cidade, com shows gratuitos e descentralizados, espalhados por diversas casas de show e bares que trabalham com música ao vivo e fomentam a vibrante cena instrumental da cidade. A segunda, denominada Transformando Vidas, é composta por ações da música como ferramenta social, como a musicalização para crianças e jovens, e apresentações em hospitais e lares para idosos e crianças. Atividades que aconteceram ao longo dos 7 anos de projeto e também em 2025. A terceira, Transforma: Cultura e Mercado, é a primeira conferência de música do Brasil focada na música instrumental, fomentando a conexão entre agentes do mercado.

Na curadoria buscamos apresentar a diversidade de estilos e de artistas da música instrumental. Grandes nomes já passaram pelos nossos palcos desde 2018 como Amaro Freitas, Pedro Martins, Mariá Portugal, Thiago França, Sintia Piccin, Salomão Soares, Kastrup, Foli Griô Orquestra, Daniela Spielmann, Duo Bavi, Esdras Nogueira, Henrique Band, Dillo, ATR, Passo Largo, Junior Ferreira, Trio Gil, Pablo Fagundes, Iara Gomes, Arícia Ferigato, Trio Aretê, Bruno Gafanhoto Trio, Paula Zimbres, Choro da Resistência, Muntchako, Aiure, Larissa Umaytá, Rodrigo Bezerra.

A edição 2024 aconteceu dos dias 9 a 15 de junho com 13 shows, em 6 palcos de casas de shows e espaços de cultura, ao longo de 7 dias + 8 ações Transformando Vidas em escolas e hospitais.

A música transforma.

Serviço

O que: Showcase de Luccas Martins convida Quarteto do Cerrado

Quando: 16 de setembro de 2025 – 19h

Onde: Infinu Comunidade Criativa (506 Sul, Brasília – DF)

Entrada: conforme regulamentação da Conferência Transforma (inscrições gratuitas são aceitas pelo site oficial)

Mais sobre Luccas Martins https://linktr.ee/luccasmartins

Luccas Martins no insta https://www.instagram.com/luccasmartinsmusic

Luccas Martins no Spotify https://open.spotify.com/artist/3dIbeBrKevt2r1OARXGVXV

 

Conferência Transforma: Música e Mercado

📅 16 a 18 de setembro

📍 Infinu Comunidade Criativa – 506 Sul – Brasília

💻 Inscrições gratuitas: https://www.festivalmusicatransforma.com/

Transforma no Insta: https://www.instagram.com/festivalmusicatransforma/

Transforma no Youtube: https://www.youtube.com/@festivalmusicatransforma