Instituto Crescer Impacta Mais de 340 Mil Pessoas em 2024 com Projetos Educacionais e Sociais

Em 2024, o Instituto Crescer — laboratório dedicado à criação e implementação de projetos sociais — alcançou 341 mil pessoas em 3.248 municípios brasileiros, beneficiando educadores, estudantes e comunidades tradicionais, periféricas e rurais. Com atuação em 9.300 escolas em todas as regiões do país, a organização marcou presença nas 27 unidades federativas, consolidando seu papel como agente transformador na educação.

Desde sua fundação, o Instituto já impactou 2,21 milhões de pessoas, e seus relatórios anuais servem não apenas como prestação de contas, mas também como um guia para fortalecer seu principal propósito: tornar o Brasil uma referência global em educação de qualidade.

Três Frentes de Atuação para Transformação Social

Para promover mudanças significativas, o Instituto Crescer opera por meio de:

  • Programas próprios;
  • Projetos com leis de incentivo;
  • Parcerias técnicas.

A organização acredita na integração entre setor privado e poder público para impulsionar políticas sociais. Seus parceiros incluem empresas comprometidas com educação de qualidade e inclusão social — temas cada vez mais alinhados às estratégias de ESG (Ambiental, Social e Governança). Segundo o Panorama ESG 2024 (Amcham Brasil/Humanizadas), 71% das empresas brasileiras já adotam práticas ESG, o que amplia oportunidades para iniciativas como as do Instituto.

“Por trás dos números, estão histórias que dão sentido ao nosso trabalho”, afirma Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer. “Promovemos uma educação inclusiva e inovadora, reforçando o poder do cuidado local. A construção coletiva é o caminho para transformar vidas e comunidades.”

Histórias que Inspiram: Do Rio de Janeiro a São Paulo
Barra Mansa (RJ): Escola Vira Referência em Sustentabilidade e Bem-Estar

A Escola CIEP 483 Ada Bogato é um exemplo de como ambientes conscientes impactam autoestima e aprendizagem. Duas vezes premiada por um projeto apoiado pelo Instituto Crescer — que incentiva hábitos saudáveis em escolas públicas —, a instituição recebeu verba para:

  • Reformas (como um parque de madeira e cozinha experimental);
  • Criação de uma horta comunitária, onde alimentos são plantados e servidos na merenda;
  • Espaço de reflorestamento com trilha do bem-estar e cabana de estudos.

“Antes era só mato; hoje, são áreas de convivência e aprendizado para alunos e famílias”, celebra Angela da Costa Soares, gestora da escola.

Alambari (SP): Biblioteca Comunitária e Protagonismo Estudantil

Na pequena cidade de Alambari (6 mil habitantes), a Escola Tiago de Jesus Martins desenvolveu um projeto que resgatou o amor pela leitura e escrita. Estudantes criaram uma coletânea de contos, e a iniciativa foi uma das vencedoras de um prêmio apoiado pelo Instituto Crescer.

Com a premiação, a escola:

  • Montou espaços de leitura em salas de aula;
  • Inaugurou uma biblioteca comunitária na praça, aberta a toda a população.

“O projeto mudou nossa relação com a aprendizagem”, diz Luciana Rissi, coautora da iniciativa.

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