Evento faz parte da campanha Maio Furta-Cor, de conscientização sobre saúde mental de gestantes, puérperas e mães
O curso de Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) promove no dia 26 de maio, das 9h às 22h, o Encontro Brasiliense de Psicologia Perinatal, voltado para profissionais e estudantes que atuam com gestantes, puérperas e mães. O evento será realizado no Auditório do Bloco K, no Campus Taguatinga da UCB. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas de forma online por meio do link https://www.sympla.com.br/evento/encontro-brasiliense-de-psicologia-perinatal/1990310.
A professora Isabela Parente Quadrelli, que é psicóloga perinatal, explica que apesar dos avanços na área, ainda é delicado falar sobre o tema. E quando se estende à maternidade, o assunto parece ser ainda mais estigmatizado. “O sofrimento materno ainda é desqualificado, uma vez que há uma prerrogativa sócio-histórica de que a maternidade é vocação das mulheres e atividade divina a ser desempenhada pelas mulheres. Nesse sentido, além de se sentirem sobrecarregadas e, muitas vezes, não saberem o que fazer, as mães ainda se deparam com a dificuldade de compartilhar com as pessoas essas dificuldades e os sentimentos relacionados. Experimentam a maternidade de forma solitária e sofrida e poderia ser muito menos penoso se tivéssemos mais discussão sobre a importância da divisão de tarefas e cuidados”.
De acordo com informações da campanha Maio Furta-Cor, de conscientização sobre a saúde mental materna, tem havido um crescimento dos casos de depressão, ansiedade e até suicídio entre mães.
Programação
A programação tem início 9h, com palestra de abertura “Panorama da Psicologia Perinatal no Brasil”. A partir das 9h30, profissionais debatem a psicologia na gestação e no parto. A psicóloga Solange Bittar comenta o “Pré-Natal Psicológico: vacina psíquica contra a depressão perinatal”. Já a psicóloga e doula Hadassa Narcizo aborda os “Aspectos Psicológicos do Parto”. A “Humanização do Parto e Nascimento” é tema da fala da enfermeira Joselene Neris.
Psicologia no puerpério é o tema trabalhado a partir das 10h50. A psicóloga Adriana Marques fala sobre “O sofrimento por trás da máxima ‘a mãe sempre sabe’”. Em seguida, a técnica de enfermagem, consultora em amamentação e cuidados com o recém-nascido, Ana Carolina Sousa, explica porque a “Informação minimiza o sofrimento”. Às 11h, mães convidadas relatam a experiência com a maternidade.
A parte da tarde tem início 14h com a apresentação do documentário “Violência Obstétrica no Brasil: a voz das brasileiras”. A partir das 15h20, o tema em debate será a Violência Obstétrica. A Advogada Ruth Rodrigues, presidente do Coletivo Nascer Direito, fala sobre “Prevenção da V.O.”, seguida pelo depoimento de uma mãe que foi vítima de violência obstétrica.
As “Práticas Psi na UTI Neonatal” é o tema trabalhado na sequência. A psicóloga Denise Percilio do Hospital Regional de Ceilândia fala sobre a “Construção de uma prática psicológica na UTI Neonatal do HRC. Às 17h40, o tema é “Intervenção Psi na UTINeo: o método canguru”.
Ainda na programação, discussões e palestras sobre “Maternidade e Trabalho” (18h30), “Gestação, Parto e Nascimento no Sistema Prisional” (19h), e “Maternidade em Crise” (20h10).
Serviço
Encontro Brasiliense de Psicologia Perinatal
Dia 26 de maio de 2023
Horário: 9h às 22h
Local: Auditório do Bloco K, Campus Taguatinga da UCB.
Endereço: QS 07, lote 01, Pistão Sul.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-brasiliense-de-psicologia-perinatal/1990310
Evento gratuito