Inscrições abertas para formação sobre redução de desigualdades voltada a secretarias de educação

Foto: Pixabay

Iniciativa da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, em parceria com Grupo Mathema e Instituto DACOR, terá módulos com foco em educação antirracista e ensino da matemática

Equipes técnicas de Secretarias de Educação de todas as regiões do país podem se inscrever na nova formação focada em redução de desigualdades educacionais, oferecida pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, em parceria com o Instituto DACOR e o Mathema, com apoio da B3Social. A formação gratuita será 100% online e síncrona, com encontros semanais às quintas-feiras, das 14h às 16h, a partir da primeira semana de setembro.

A iniciativa é uma continuidade de formações já realizadas pelas mesmas organizações em outras modalidades, direcionadas a algumas redes com quem a Cátedra já possui parceria. Agora, o objetivo é ampliar o alcance e avançar na discussão sobre políticas educacionais em prol da equidade, identificando caminhos de implementação eficaz. Não é preciso ter participado das formações anteriores para se inscrever, basta preencher o formulário de intenção de participação até 29 de agosto.

“As diversas ações necessárias para a promoção da aprendizagem com qualidade são convergentes”, afirma Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra, reforçando que o uso de indicadores e a cultura de análise de dados ainda são um gargalo que inibe a formulação de boas políticas para endereçar a questão em muitas frentes. Por isso, a Cátedra reúne esforços e parcerias focadas em apoiar as Secretarias de Educação a compreender melhor seus próprios indicadores, reunir conhecimentos para planejar e colocar em prática políticas educacionais sistêmicas com esta finalidade.

“O Brasil não vai alcançar verdadeira equidade enquanto não acabarmos com as desigualdades educacionais com base racial. Ainda temos registros de práticas arraigadas no racismo e que prejudicam o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes negros, bem como sua permanência e sucesso escolares”, defendeu. “Ao mesmo tempo, nossos estudos mostram que o baixíssimo desempenho em Matemática é, hoje, um dos fatores mais relacionados com a desigualdade entre estudantes; a falta de letramento matemático tem consequências sérias em toda a trajetória escolar”, diz Mozart.

Sobre a formação

O público-alvo prioritário da iniciativa são profissionais das próprias secretarias, que atuem no âmbito da gestão de redes. São eles que fazem assessoria técnica em diversas frentes e podem apoiar o desenho de políticas, currículos, ou mesmo as formações para as equipes escolares. A Cátedra já tem confirmação de participação de representantes de municípios ou estados das cinco regiões do país, com os quais tem parceria: Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Belém (PA).

A estrutura da formação apresenta uma trilha formativa contínua, com encontros que totalizam onze semanas, intercalando os dois módulos: um sobre qualidade de ensino na Matemática, e outro sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). É possível se inscrever para os dois, e participar toda semana, ou então escolher um deles, participando quinzenalmente. O certificado de participação terá carga horária correspondente à opção indicada – mediante presença nos encontros -, chegando a 22 horas na realização dos dois módulos. Os webnários terão a seguinte sequência:

Encontro 1, 04/09 – O que é Coerência Pedagógica Sistêmica? Fundamentos e Princípios Gerais (Mathema)

Encontro 2, 11/09 – Equidade racial na Educação (DACOR)

Encontro 3, 18/09 – O Currículo como Norteador: intencionalidade e Foco na Aprendizagem (Mathema)

Encontro 4, 25/09 – Desafios e conquistas das redes na implementação de ações e na PNEERQ (DACOR)

Encontro 5, 02/10 – Da Teoria à Prática: desdobrando o Currículo em escopos e sequências (Mathema)

Encontro 6, 09/10 – Construção de diagnóstico e plano de ação a partir da RUMO – Rubrica de Monitoramento de Ações e Políticas de ERER – Parte 1 (DACOR)

Encontro 7, 16/10 – Avaliação como Elemento de Coerência: dados a Serviço da Aprendizagem (Mathema)

Encontro 8, 23/10 – Construção de diagnóstico e plano de ação a partir da RUMO – Rubrica de Monitoramento de Ações e Políticas de ERER – Parte 2 (DACOR)

Encontro 9, 30/10 – Materiais Didáticos como Ponte Entre Currículo e Prática (Mathema)

Encontro 10, 06/11 – Síntese e Encerramento (DACOR)

Encontro 11, 13/11 – Formação Continuada: fortalecendo a Coerência sistêmica na sala de aula (Mathema)

Nos encontros realizados pelo Mathema, os participantes recebem um roteiro para análise reflexiva, com foco nas fortalezas e nos desafios da rede em relação aos conteúdos abordados, permitindo a elaboração de ações práticas ajustadas ao contexto local. Nos encontros realizados pelo DACOR, cada participante responde à Rubrica de Monitoramento de Ações e Políticas de ERER (RUMO), gerando um diagnóstico a partir de análises da equipe do Instituto, com orientações para construção de um plano de ação focado na educação das relações étnico-raciais.

Módulos reforçam importância de trabalho coletivo

“Estamos muito felizes em fortalecer esta iniciativa com a chegada do Mathema, somando forças ao trabalho que já vínhamos desenvolvendo com a Cátedra. No ano passado, demos o passo inicial, auxiliando os municípios a construírem seus planos de educação antirracista. Agora, queremos ir além, discutindo os desafios e as estratégias para a implementação efetiva desses planos, trazendo casos de sucesso para inspirar os participantes”, comemora Vidal Mota Jr., diretor do Instituto DACOR.

Em 2024, o módulo oferecido a parceiros da Cátedra jogou luz sobre os impactos da falta de dados e informações para o embasamento de ações concretas para a diminuição e o fim da desigualdade educacional entre estudantes negros, indígenas, quilombolas e brancos. Um dos municípios parceiros, Cordeirópolis (SP), transformou em decreto municipal o plano de ação para educação antirracista, desenvolvido a partir da formação. Agora, um dos diferenciais será o uso de uma plataforma digital com uma rubrica para agilizar a aplicação e análise das políticas de equidade racial nos municípios. “Essa ferramenta nos ajudará a ter um diagnóstico mais preciso e a acompanhar de perto a evolução de cada rede”, destaca Vidal.

De forma complementar, os encontros oferecidos pelo Mathema, instituição de referência na área da educação matemática, reforçam o papel fundamental das secretarias de educação na formulação e implementação de políticas estruturantes que garantam o direito à aprendizagem de matemática com equidade. Atualmente, muitos estudantes apresentam dificuldades em habilidades matemáticas básicas, o que dificulta sua trajetória educacional e impacta diretamente suas oportunidades futuras.

Para que essas políticas sejam efetivas e sustentáveis, é essencial investir em estratégias que não apenas melhorem os indicadores educacionais, mas também assegurem a continuidade das trajetórias escolares dos estudantes. Ao articular a matemática com competências socioemocionais, metodologias ativas e estratégias eficazes de ensino, é possível criar um ambiente de aprendizagem mais significativo, contribuindo para que todos os estudantes avancem de forma sólida. Por isso, o módulo irá subsidiar as equipes técnicas para reflexão sobre os quatro elementos fundamentais da coerência pedagógica sistêmica: currículo, avaliação, materiais didáticos e formação.

“Essa abordagem busca garantir que todas as dimensões do processo educativo estejam alinhadas e orientadas por objetivos comuns. A formação possibilitará reflexão sobre como esses componentes se articulam e impactam diretamente os resultados de aprendizagem” afirmou Cristiane Chica, Diretora de Educação do Mathema. Os encontros terão como base documentos oficiais, como o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens (MEC) e oferecerão subsídios teóricos e práticos para que as equipes realizem uma autoavaliação crítica.

Secretarias de Educação que tenham interesse na iniciativa ou em outras atividades em parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira podem entrar em contato para formalizar o interesse em ações complementares, basta escrever para catedraiearp@usp.br