Geladeira inteligente oferece cerveja 24h por dia ao consumidor

cerveja
Da esquerda para direita: Evandro Chicória, Yoshitaka Terasawa e Vinicius Orsi Valente. Foto: Éverton Chicoria

Já imaginou ter na portaria do seu prédio uma geladeira com cerveja gelada? O que pode parecer apenas um sonho distante para muitos, já uma realidade graças a startup Take and Go que disponibiliza uma geladeira com capacidade de até 300 cervejas que pode ser instalada na portaria do condomínio ou na área de lazer de um clube, o equipamento precisa apenas de uma tomada e wi-fi disponível.

A bebida fica disponível aos consumidores por 24 horas por dia, por um preço competitivo e com poucos cliques na tela do smartphone é possível apreciar a cerveja escolhida, claro, ela vem gelada. A inovação traz conforto, comodidade e não tem a necessidade de cartão de crédito ou do dinheiro à mão.

A novidade representa a primeira vending machine no Brasil a operar com tecnologia de reconhecimento por imagem e cobrança automática.

Uma ideia e um negócio

Em 2018, um trio de empreendedores começaram a dar asas ao sonho. O químico Evandro Chicoria, o médico Yoshitaka Terasawa e Vinícius Orsi Valente, engenheiro eletricista de formação, que teve um papel importante, ele foi o desenvolvedor especialista em Inteligência Artificial que ajudou a chegar no protótipo final da vending machine.

cerveja
Imagem: Take and Go

A máquina conta com uma tecnologia própria capaz de identificar qual item foi retirado e fazer a cobrança de maneira automática no cartão de crédito cadastrado no aplicativo. É pelo app, inclusive, que a vending cooler, como também é conhecida, é destravada por meio de um QR Code, o que garante mais segurança e a impede de ser acionada por menores de 18 anos.

Oficialmente, com o aporte de R$ 100 mil, a Take and Go foi lançada em maio de 2020, com as cinco primeiras vending coolers. Logo depois, em agosto, Chicoria fez um vídeo explicando o funcionamento da máquina, o conteúdo viralizou e deu um ritmo de expansão ao negócio, e os empreendedores decidiram desenvolver o modelo de licenciamento da tecnologia.

Em dezembro do ano passado, com sete meses de operação e 50 geladeiras operando, a Take and Go chegou ao faturamento de R$ 500 mil. Agora, neste ano, a startup já opera em 15 estados brasileiros e já está presente em 500 pontos de venda. A meta da empresa é ousada: chegar a três mil cervejeiras e faturamento superior a R$ 40 milhões.

O plano de expansão segue um sistema de licenciamento, que confere maior flexibilidade para o investidor, inclusive, definir os rótulos alinhados com os hábitos de consumo do público local. A startup conta com uma parceria exclusiva com a Ambev, o que possibilita preços de mercado vantajosos, sendo mais um ponto importante para a decisão de compra para o consumidor.

Segundo a startup, outra vantagem é o momento atual. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão mais propensas a se confraternizar dentro de casa e ter por perto uma geladeira que oferece cerveja 24 horas por dia de forma fácil e descomplicada é uma grande vantagem para o consumidor.

 

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?