Foi dada a largada para a corrida eleitoral

corrida
Quem irá subir a rampa do Planalto em janeiro de 2023? Foto: Larissa Leite

Nesta terça-feira (16) começa a corrida eleitoral. O primeiro turno está previsto para o dia 2 de outubro e segundo, caso necessário, será em 30 de outubro 

A corrida eleitoral está aberta para os cargos eletivos do poder público tanto no âmbito federal quanto estadual e também distrital. Assim, o eleitor pode se preparar para conhecer nomes e propostas e futuramente, em outubro, confirmar a escolha nas urnas.

Para este ciclo eleitoral, o país terá 156,4 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro. Com a corrida iniciada, os candidatos podem começar a realizar o conhecido corpo a corpo, saindo às ruas para conversar com os eleitores, além das carreatas e distribuição de material de campanha (que pode ser feito até às 22h), que se encerra no dia  1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.

Os comícios têm regras, esses podem ser realizados entre 8h e meia-noite, mas o horário pode ser prorrogado por mais duas horas. Para 2022, nada de cantores famosos, os showmícios gratuitos estão proibidos por lei.

A internet ganhou limites para a eleição de 2022. No ciclo anterior, em 2018, o universo digital foi um canal importante para diversos eleitos, inclusive, o presidente da República Jair Bolsonaro, que precisou abandonar o corpo a corpo e a participação nos debates após o atentado em Juiz de Fora.

A propaganda eleitoral está liberada na internet, mas precisa avisar para o internauta que se trata de uma publicidade, e identificar o candidato, partido, coligação ou federação. As campanhas não poderão utilizar telemarketing, esse canal está proibido.

Outro ponto polêmico da eleição anterior, os impulsionamentos de conteúdo na internet não podem ser feitos por apoiadores. Respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados, o envio de mensagens só pode ser direcionado para aqueles que desejem receber o conteúdo e tenham se cadastrado previamente.

Datas das eleições

Como previsto na Constituição de 1988, o primeiro turno acontece em outubro, e será realizado no dia 2. Os eleitores brasileiros irão escolher:  presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. 

Após as apurações nos estados e no Distrito Federal será possível apontar a realização do segundo turno para eventuais disputas para os cargos de presidente e governadores. 

O segundo turno está previsto para acontecer no dia 30 de outubro.

 

Com informações da Agência Brasil

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?