fbpx

Fifa começa a testar tecnologia de impedimento automático 

Sistema que identifica automaticamente os jogadores em posição irregular serão postos à prova durante a Copa Árabe

Fifa, bandeira virtual, futebol, esporte
Bandeirinha tradicional pode ganhar um modelo mais tecnológico -Foto: Reprodução

A contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, já começou. Aproximadamente há um ano do início do torneio, a Fifa segue fazendo o teste de recursos tecnológicos que colaboram na busca de acabar com os erros humanos que ocorrem na tomada de decisão dos árbitros. O teste está sendo realizado na Copa Árabe, que teve início nesta semana, no dia 30 de novembro, no Catar, e será utilizado como uma preparação para o Mundial.

Como funciona?

Haverá um sistema de inteligência artificial instalado nos seis estádios que sediarão o torneio. Ele enviará imediatamente ao árbitro de vídeo uma mensagem quando um jogador estiver impedido. Com esse fator, o árbitro de campo decidirá a marcação ou não dá irregularidade.

Este será o primeiro teste oficial de um sistema que já foi testado extra-oficialmente em algumas oportunidades na Europa, em estádios como o Etihad, do Manchester City, a Allianz Arena, do Bayern de Munique e o Estadio La Cartuja, de Sevilha.

Deu certo, e agora?

Caso o teste seja um sucesso, é aguardada uma aprovação formal na reunião anual da International Football Association Board (IFAB) em março para que o recurso entre em vigor já na próxima Copa do Mundo, em novembro de 2022.

Os sistemas automatizados de impedimento utilizam câmeras e tecnologia computadorizada para rastrear os movimentos dos jogadores e da bola. Especialistas afirmam que deve ser mais preciso do que os impedimentos observados pelo VAR. Já que funcionaria como uma espécie de auxiliar para os responsáveis que operam a máquina do VAR.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?