Festival Circuito Rua Viva leva teatro de rua, música e oficinas gratuitas a quatro regiões do DF

O espetáculo ‘A Batalha do Portal’ é uma das atrações do Circuito Rua Viva, festival que estreia neste fim de semana, em Ceilândia | Foto: Olaamiss

Com estreia neste fim de semana em Ceilândia, projeto financiado pelo FAC ocupa praças públicas com arte urbana e apresenta espetáculo inédito “A Batalha do Portal”

Brasília, julho de 2025 – O Circuito Rua Viva, festival de artes urbanas realizado pelo Coletivo Truvação, estreia neste sábado (5), na Praça do Metrô de Ceilândia Centro. Com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), o evento gratuito leva teatro de rua, oficinas artísticas e shows musicais a quatro regiões administrativas ao longo de julho.

Entre os destaques da programação está a estreia do espetáculo “A Batalha do Portal”, nova produção do coletivo, reconhecido por sua atuação em teatro de rua no DF. As apresentações e atividades culturais acontecerão sempre aos fins de semana, em Ceilândia, Taguatinga, Núcleo Bandeirante e Sobradinho.

“A proposta do Circuito é ocupar praças públicas com arte urbana, ressignificando esses espaços como territórios legítimos de expressão cultural”, destaca a diretora de produção e idealizadora do projeto, Ana Matuza.

Acesso à cultura e valorização do espaço público

Além do teatro, o festival também oferece oficinas gratuitas de grafite, lambe-lambe, pintura de mural e acessibilidade cultural, ministradas por artistas locais. Não é necessário se inscrever — basta comparecer nos horários indicados.

Ana Matuza ressalta que o apoio do FAC foi essencial para a realização do projeto: “Produzimos espetáculos com cenografia, sonoplastia e microfones ao vivo. É uma produção profissional, que exige equipe técnica qualificada. Sem investimento público, não seria viável. E o retorno é imenso, pois levamos arte de qualidade para comunidades que muitas vezes não têm acesso ao teatro”.

Programação da estreia – Ceilândia (Praça do Metrô)

Sábado – 5/7

  • 14h às 17h: Oficina de lambe-lambe com Dri Kariú
  • 19h: Espetáculo A Batalha do Portal
  • 21h: Show do grupo Coco de Quebrada

Domingo – 6/7

  • 14h às 16h: Competição amadora de queimada com premiação
  • 19h: Espetáculo Umbigo do Infinito

Próximos locais

  • Taguatinga – Mercado Sul Vive (12 e 13/7);
  • Núcleo Bandeirante – Praça da Biblioteca Vó Philomena (19 e 20/7)
  • Sobradinho – Praça das Artes Teodoro Freire (26 e 27/7)

A classificação indicativa é livre, e todas as atividades são gratuitas.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?