FAP-DF apoia estudantes do Gama em feira de ciência

Projetos dos alunos estão abertos a votação popular na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia.

Três projetos de alunos do Centro Médio Integrado do Gama (Cemi) foram apoiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e, agora, participam da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). Neste ano, em virtude da pandemia de Covid-19, a feira transcorre em meio virtual, no período de 23 de março a 4 de abril. Uma das etapas que os alunos precisam vencer é a de votação popular e, para votar, basta acessar o site do Cemi (clique aqui) e seguir as instruções.

Cada projeto foi apoiado com R$ 6 mil no âmbito do Edital 10/2019 da fundação, uma seleção pública de propostas de apoio à participação em eventos de natureza científica, tecnológica e de inovação voltada para docentes da rede pública de ensino que coordenam trabalhos produzidos pelos alunos da Educação Básica do DF. O edital é de fluxo contínuo e os docentes interessados em buscar apoio devem consultar o site da FAPDF e ler o edital para saber como participar.

Saiba mais sobre os projetos participantes:

BIO116 – Diger-bio: produção de gás e biofertilizante a partir de restos de alimento: O biodigestor tem como objetivo transformar matéria orgânica, depositada em seu interior, em gás metano e em biofertilizante. O grupo teve como desafio desenvolver um biodigestor que seja pequeno e compacto para que caiba em todos os tipos de moradia e que tenha a mesma capacidade de produção de biogás que um biodigestor de porte maior. Neste projeto os pesquisadores visam melhorar o destino dos restos de alimentos de matéria orgânica. O protótipo criado pelo grupo é de baixo custo, na tentativa de alcançar o maior público possível (link do projeto).

Reutilização de garrafas PET para produção de blocos sustentáveis: a pesquisa considera a necessidade de novos métodos para a reutilização do plástico que é descartado de forma indevida, seja pelas empresas ou pela sociedade comum. Como forma de reduzir esses danos ambientais, busca reutilizar objetos compostos por plástico (garrafas PET) que não tem mais utilidade e, com base nos resultados já obtidos, indica que o modelo de bloco sustentável proposto é uma alternativa mais resistente que os modelos de bloco estrutural fabricados a partir de concretos convencionais, tornando-se até quatro vezes mais resistente que o de concreto (link do projeto).

HUM224: metodologias de ensino com uso de TICs no ensino médio: O objeto desta pesquisa é ampliar o uso de TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) trazendo uma nova dinâmica e ponto de vista sobre como deve ser uma sala de aula e como os alunos podem aprender de acordo com o seu tipo de inteligência.Utiliza, por exemplo, óculos de realidade virtual (RV) para realizar aula imersiva sobre o bioma amazônico, aumentando o interesse e capacidade de aprendizado dos alunos, conforme verificado no resultado da pesquisa (link do projeto).

Sobre a Febrace

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento pelos estudantes de projetos criativos, inovadores e significativos para eles e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que estudantes concebam e desenvolvam projetos investigativos.

Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP, tem o objetivo de estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

 

* Com informações da FAPDF

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