A polícia já identificou um suspeito de ter atirado contra o Shinzo Abe
O ex-Primeiro-Ministro do Japão Shinzo Abe foi baleado durante a realização de um comício na cidade de Nara, nas proximidades de Quioto. Levado para hospital, o prêmier não resistiu e acabou falecendo.
A polícia identificou Tetsuya Yamagami, 41 anos, como o suposto atirador, ele acreditava que Abe fizesse parte de um grupo e por isso atirou nele, mas o nome do grupo não foi divulgado. De acordo com a polícia, Yamagami confirmou ter disparado contra Shinzo Abe com uma arma caseira.
Shinzo Abe foi primeiro-ministro por duas oportunidades, entre 2006-2007 e entre 2012 e 2020. Para os brasileiros, um dos momentos marcantes do político foi durante a participação no encerramento das Olimpíadas do Rio em 2016, quando Abe se vestiu de Super Mario.
O evento em que o ex-primeiro-ministro participava era um comício realizado para as eleições do Senado japonês. Shinzo Abe aproveitava para apoiar Kei Sato, o parlamentar concorre à reeleição como representante da cidade de Nara.
O primeiro-ministro Fumio Kishida, pelas redes sociais, lamentou a morte de Abe, destacou a longevidade do ex-primeiro-ministro, e disse: “Os crimes sorrateiros durante as eleições subjacentes à democracia são absolutamente imperdoáveis e são culpados na linguagem mais forte.”