Estudo inédito apresenta 13 projetos para ampliar mobilidade urbana no Distrito Federal até 2054

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Ministério das Cidades, concluiu a definição de projetos para ampliar as redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade no Distrito Federal. O estudo prevê sete projetos para expansão de BRT, totalizando 153 quilômetros, dois de metrô, somando três quilômetros, e quatro de VLT, com 123 quilômetros. O investimento total estimado para os projetos é de 21,3 bilhões de reais.

A implementação desses projetos no Distrito Federal resultará na redução estimada de cerca de 750 óbitos em acidentes de trânsito até 2054. Também evitará a emissão de 225 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. Outro benefício é a redução de 9% no custo operacional por viagem, decorrente da maior utilização dos sistemas de média e alta capacidade, que são tipicamente mais eficientes.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que com o estudo o banco contribui para a produção de uma política pública voltada à formulação de uma estratégia nacional de mobilidade urbana, de longo prazo e sustentável. Ele destacou que o objetivo é unir esforços da União, estados, municípios e do Distrito Federal para melhorar a qualidade de vida da população com um transporte mais eficaz, menos poluente e mais seguro.

O ministro das Cidades, Jader Filho, complementou que os projetos selecionados mostram que o Brasil está buscando se adaptar às mudanças do clima com ações que unem sustentabilidade, mobilidade e inclusão social. Para ele, investir em transporte coletivo limpo é investir nas cidades e nas pessoas, para que os centros urbanos se tornem mais resilientes, com menos poluição e deslocamentos mais rápidos e seguros.

Com a implantação dos projetos previstos no estudo, haverá também uma redução no tempo médio de deslocamentos na cidade, com um impacto econômico estimado em 13,9 bilhões de reais.

Os projetos específicos previstos para o Distrito Federal incluem a extensão do Metrô Linha 1 nos trechos de Ceilândia e Asa Norte 1, a implantação do VLT Linha 2, do VLT EPCL Eixo Monumental e do VLT TAN Aeroporto, além da extensão do VLT EPCL Eixo Monumental no trecho da Esplanada dos Ministérios. Também estão planejadas a extensão do BRT Eixo Oeste até a BR 070 e no trecho da Avenida Hélio Prates, e a implantação do BRT Eixo Norte, do BRT Eixo Sudoeste, do BRT Luziânia Entorno Sul, do BRT Águas Lindas e do BRT Eixo Leste