
Estudantes da rede pública vão ter uma tarde divertida e poderão aprender mais sobre sustentabilidade
Os três ‘Rs’ (reduzir, reaproveitar e reciclar) são grandes amigos do meio-ambiente, e nesta quarta-feira (14), estudantes da rede pública do Distrito Federal (DF), irão aprender na prática um desses ‘R’, a reciclagem. E a melhor parte, a aula vai ser ‘lá’ fora.
Os alunos visitarão uma das unidades do McDonald’s da cidade, a única no país com um projeto de sustentabilidade. Localizada na Asa Norte EQN 506/507, o restaurante tem uma proposta de ser autossustentável, o próprio cliente faz o descarte dos seus resíduos numa bancada de inox com encaixe para cada embalagem/orgânico, realizando a coleta seletiva.
Depois disso, cada tipo de resíduo vai para o seu local adequado. Os orgânicos vão para trituração compostagem (tonéis com minhocas), a produção de bifertilizante e, em seguida, para Horta do Méqui – tudo isso dentro da loja. Os recicláveis são destinados para as cooperativas de reciclagem.
Sustentabilidade de um jeito prático
Chamado de projeto Méqui Sustentabilidade, a iniciativa conta com a parceria do Instituto Arapoti, que traz práticas sustentáveis no tratamento e destinação de resíduos sólidos. Todo o processo – de ponta a ponta – é realizado nas dependências do Méqui, na Asa Norte. A iniciativa é do franqueado Nadim Haddad, que opera nove restaurantes no DF e sete no estado de Goiás.
Na ocasião, os alunos aprenderão a fazer o descarte dos resíduos, na Estação de Sustentabilidade – uma bancada de inox, onde cada embalagem (copos, caixas, canudos) tem seu local certo de encaixe e descarte; além dos resíduos orgânicos. Os alunos conhecerão o processo de trituramento dos orgânicos, que em seguida são encaminhados aos tonéis de compostagem, onde são acrescidas às ferragens e minhocas, que se tornarão biofertilizantes, utilizados como adubos na Horta do Méqui. Tudo isso é realizado diariamente, na estrutura externa, especialmente construída para receber o projeto.

As crianças farão também a colheita das hortaliças e levarão uma cestinha para casa. Por fim, um dos momentos mais aguardados: o lanche. Após conhecerem todo o processo de aproveitamento dos resíduos sólidos, os estudantes receberão um lanche do McDonald’s.
No Méqui Sustentabilidade, todo o material descartado pelo restaurante tem uma destinação própria. Os orgânicos viram biofertilizantes para a horta. As caixas, copos e todo o material reciclável é destinado para as cooperativas de reciclagem. Até os materiais publicitários, como banners e propagandas em lona, são enviadas às cooperativas e transformadas em eco bags.