Recursos financeiros e pesquisadores canadenses serão viabilizados pela Mitacs para projetos de inovação industrial e pesquisa de ponta. Empresas podem contar com o apoio do Brasil Hub da CCBC para se instalarem no Canadá e desenvolverem suas pesquisas
A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), por meio do Brasil Hub, assinou um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a Mitacs, organização canadense que atua no desenvolvimento de pesquisas científicas atreladas à inovação industrial e social. O acordo permite que empresas brasileiras se internacionalizem no Canadá e tenham a possibilidade de desenvolver projetos e iniciativas de P&D em conjunto com as melhores universidades e centros de inovação do país.
Na prática, as empresas podem contar com o apoio do Brasil Hub da CCBC para se instalarem no Canadá e desenvolverem suas pesquisas. Com um orçamento de CAD 1 bilhão de dólares, a Mitacs oferece suporte para as companhias se conectarem com universidades e pesquisadores, além de poderem contar com recursos destinados às equipes de projetos.
“Nossa expectativa é de que, por meio desta parceria, as empresas integrantes do Brasil Hub tenham a oportunidade de desfrutar do ecossistema de inovação canadense, aperfeiçoando seus produtos e serviços por meio de financiamento e apoio internacional de forma rápida e ágil, inclusive contando com suporte em português”, destaca Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da CCBC.
Companhias de todas as áreas de atuação podem aderir ao programa. Alguns setores, no entanto, são vistos como prioritários pela organização canadense, como, por exemplo: inteligência artificial, cibersegurança, energias renováveis, saúde, agritechs, Cleantechs, indústria 4.0, tecnologia quântica e temas ligados a assuntos indígenas (inovação social). Cada projeto poderá contar no máximo com 50% de financiamento, segundo as regras da Mitacs.
“O Brasil possui uma diversidade comercial incrível e, paralelamente, o Canadá dispõe de tecnologias e inovações que certamente beneficiarão os negócios de companhias brasileiras. A parceria firmada com a CCBC abre um leque imenso para promover o intercâmbio comercial e científico entre os dois países”, afirma Daniel Caramori, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Mitacs.
Estratégia
A parceria com a organização canadense faz parte da estratégia de atuação da CCBC, que visa promover o desenvolvimento econômico e social bilateral por meio da aproximação entre instituições públicas e privadas dos dois países.
“Estamos confiantes de que essa parceria com a Mitacs será uma aliança duradoura, que agrega grande valor à sólida rede de conexões que a CCBC vem construindo ao longo dos últimos 50 anos, com benefícios tangíveis para brasileiros e canadenses”, revela Ronaldo Ramos, presidente da CCBC.
“A Mitacs tem um plano ambicioso de ajudar a criar um Canadá melhor e mais inclusivo, impulsionando o aumento da inovação em colaboração com instituições de ensino superior, indústria e comunidade global”, afirma John Hepburn, CEO da Mitacs. “A inclusão do Brasil nessa rede internacional irá beneficiar profundamente ambas as sociedades”, conclui.