Empresa carioca alia sustentabilidade com ação social, ganha prêmios e gera cidadania

A Riomix transforma suas embalagens de papel kraft em fibras de celulose e melhora a vida de famílias inteiras através do Programa Emboço Social

Quando a empresa tem vocação inovadora, um problema vira solução. Foi o que aconteceu com a Riomix, fabricante de argamassas do interior do Rio de Janeiro. A demanda do mercado em dar uma destinação adequada às embalagens dos produtos comercializados, fez o empresário e engenheiro civil Rafael Vieira criar com sua equipe uma solução de logística reversa viável economicamente e sustentável para o meio ambiente.

Depois de pesquisar a reutilização de sacarias em outros produtos da própria construção civil, Vieira procurou a PUC-RJ. A parceria resultou na transformação das embalagens em fibras de celulose e na melhoria substancial da qualidade  das argamassas fabricadas pela Riomix, que já tinham excelência.

Então surgiu a Celumassa. “Um produto inovador a nível mundial, desenvolvido no interior do RJ, tupiniquim, num momento de crise”, descreve Vieira com merecido e justo orgulho.

Embalagens recolhidas viram matéria-prima

Vieira, explicou o contexto em que a ideia surgiu: foi quando procurou soluções para a destinação correta dos pacotes, e descobriu que “existiam outras soluções que utilizam a embalagem na composição dos produtos mas não tinha nenhuma de argamassa, e elas ficavam caras e nada sustentáveis. Daí procuramos colocar as embalagens dentro de nossos produtos e convidamos a PUC- RJ para o projeto e conseguimos em parceria, transformar as sacarias em fibras de celulose”, comemora.

As próprias lojas que vendem os produtos da Riomix são pontos de coleta, e quando a empresa vende para uma obra, eles assumem a logística recolhendo as embalagens vazias quando vão repor o estoque de argamassa, e depois na finalização buscam as últimas embalagens.

“Hoje em dia tenho mais prazer em ver os clientes devolvendo nossas embalagens do que vendendo a argamassa em si… Vender é sobrevivência própria, recolher é fechar o ciclo e sobrevivência de todos…” Declara Vieira.

Mas Vieira não parou por aí: ele quer mudar a paisagem e a qualidade de vida dos moradores da periferia de Itaboraí- RJ por meio do programa Emboço Social, que é realizado em parceria com  a prefeitura da cidade, onde se localiza a sede da empresa.

Sede da empresa em Itaboraí-RJ

Conheça o Programa Emboço Social

Criado em julho de 2017, o programa já protegeu com reboco quase 100 casas. A cada 100 sacos usados recolhidas, um pacote de argamassa de emboço é destinado ao reboco de famílias carentes. Além de beneficiar a população necessitada, a iniciativa incentiva que os clientes devolvam as embalagens vazias.

As famílias contempladas são selecionadas pela equipe de assistência social da Prefeitura de Itaboraí. “Privilegiamos casas de nível térreo por serem mais úmidas e possuírem maior demanda de reboco”, explica Vieira.

Números do projeto somente em 2019.

O tempo para emboçar cada casa beneficiada pelo programa varia de 3 a 5 dias. A prefeitura de Itaboraí colabora, mas cada família tem que oferecer um ajudante para virar a massa.  A Riomix tem planos de expansão, principalmente depois da criação da Celumassa, pois conseguem reciclar qualquer tipo de papel kraft, mas por enquanto estão concentrados em fechar o próprio ciclo de produção.

Mariana Novaes, coordenadora do Programa Emboço Social entrega mais uma casa beneficiada. Nesta obra, o próprio morador “colocou a mão na massa”

“Quem dá a faísca para que o projeto aconteça é o cliente que consome de uma empresa que ajuda o meio ambiente e a sociedade na resolução de um problema”. Revela o empresário.

 

O Reconhecimento

Recebendo o prêmio CBIC 2019 em Brasília-DF

A Riomix foi a primeira empresa a conquistar por dois anos consecutivos o prêmio CBIC de Inovação e Responsabilidade Social. Em 2018 na categoria Materiais e Componentes com a Celumassa e em 2019 com o programa Emboço Social.

Celumassa também foi a grande vencedora do Prêmio Firjan Ambiental 2019 – Categoria Resíduos Sólidos. “Sempre soubemos que estávamos fazendo algo transformador para a vidas das pessoas, mas cada novo troféu nos traz um sentimento de orgulho muito grande e a certeza de que nossa responsabilidade perante a sociedade é cada vez maior, ” revela Vieira.

Prêmio Firjan 2019

A gestão da Riomix é um belo exemplo inovação que faz a diferença no meio ambiente e desenvolve com responsabilidade sua função social e ainda promove aos consumidores a possibilidade de adquirir um produto de qualidade com sustentabilidade. Nós do Portal Contexto apoiamos sempre iniciativas como esta. Sucesso para a Celumassa, e vida longa ao Emboço Social!!!

 

Serviço

Riomix, Celumassa e Emboço Social

Conheça mais sobre a empresa e o projeto no canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9xtKwbC_zbTl6ZijJ9eyAQ?app=desktop

Telefone: (21) 2442-1050

Insta: @riomixcelumassa

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?