
A Embaixada da Itália no Brasil inaugura nesta terça-feira (21) uma exposição em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação. A mostra se chama “Mulheres italianas e ítalo-brasileiras na ciência” e integra a programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ela ficará aberta para visitação gratuita até domingo (26), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A iniciativa celebra o legado de seis cientistas italianas e ítalo-brasileiras que se tornaram referência nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A exposição apresenta desde pioneiras que romperam barreiras de gênero até pesquisadoras que atualmente lideram instituições de pesquisa e inovação, incluindo a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências.
Ao conectar trajetórias pessoais e contribuições científicas, a proposta da mostra é promover uma reflexão sobre o papel das mulheres na construção do conhecimento e na transformação social. De acordo com os organizadores, o objetivo é valorizar o pensamento criativo e a coragem intelectual que moldaram e seguem moldando a ciência contemporânea.
A programação completa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pode ser consultada em: gov.br/mcti.




















