-
Os trinta professores irão completar uma especialização em mentoria e liderança educacional no país europeu, financiado pela CAPES
-
Será realizado um evento de despedida para o grupo no Consulado da Irlanda em São Paulo na véspera de sua viagem
Trinta educadores de vinte e um estados brasileiros e do Distrito Federal irão embarcar no dia 16 de agosto para completar uma especialização de um ano em mentoria e liderança educacional na Mary Immaculate College (MIC). Este é o segundo de três programas financiados pela CAPES em parceria com a faculdade irlandesa. Em 2019, dezenove diretores e coordenadores de escolas públicas de oito estados brasileiros foram apoiados pela CAPES para fazer o mesmo programa. Espera-se que o próximo edital seja publicado pela CAPES antes do final de 2023.
A Especialização Internacional em Mentoria e Liderança em Escolas é um programa com carga horária de 360 horas que ajuda educadores a desenvolverem habilidades sobre gerenciamento e liderança em ambientes educacionais. É um programa projetado para professores que desejam assumir um papel de liderança em suas escolas.
O Cônsul Geral da Irlanda em São Paulo, Eoin Bennis, vai receber todos os trinta educadores brasileiros para um evento de despedida no Consulado na véspera de sua viagem. O cônsul destacou os laços crescentes e importantes entre o Brasil e a Irlanda, inclusive por meio de nosso povo e na área da educação.
“A Irlanda passou por grandes avanços econômicos e sociais nas últimas décadas, graças, em grande parte, ao investimento em educação e a um forte compromisso com a excelência, a diversidade e a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho”, disse o cônsul. “Hoje, a Irlanda, um centro multicultural de inovação e criatividade, representa a economia que mais cresce na Europa. Os brasileiros estão desempenhando um papel muito positivo nisso, com quase 70.000 brasileiros chamando a Irlanda de sua casa.”
A Diretora de Formação de Professores de Educação Básica da CAPES, professora Márcia Serra Ferreira, destacou a importância de programas internacionais como este oferecido pela Irlanda para os professores da educação básica. “Para a grande maioria, essa é uma primeira experiência de estudos no exterior, vivenciando uma experiência acadêmica e cultural ímpar em suas trajetórias e que certamente terão efeitos multiplicadores nas escolas brasileiras.”
Os trinta educadores estarão na Irlanda de agosto de 2023 a junho de 2024 para completar uma variedade de módulos que incluem: Estilos e perspectivas sobre lideranças; Aprendizagem e tutoria de professores; Liderança e mudança curricular; Liderança no contexto das escolas como organizações, entre outros.
Na fase inicial de seleção, 120 educadores foram selecionados para participar em um programa de inglês online de dois meses e aqueles com o melhor empenho foram escolhidos para concluir o curso de pós-graduação na Irlanda, com todos os custos cobertos. Todos os profissionais que concluíram o curso inicial de inglês de oito semanas receberam uma certificação por sua participação no programa de inglês acadêmico.