
Falta pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que serão realizado nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país, muitas dúvidas pairam entre os estudantes. No primeiro domingo, dia 5, é a vez das questões sobre Linguagens, Ciências Humanas e a tão temida prova de Redação.
Preciso fazer mais de uma proposta de redação? Inserir ou não um título no texto? Parecem questões simples, não é mesmo? A professora de redação do Colégio Católica Brasília, Luana Coelho, auxilia nessa reta final com dicas práticas para questionamentos comuns entre os candidatos e que podem levar a erros e prejudicar a nota final.
- Para começar: faça seu texto dentro da estrutura. Isso lhe dará segurança para uma boa produção e trará conforto para quem lê.
- Lembre-se de que os temas Enem partem de um problema social. Logo, requer propostas do candidato para atenuar os impactos na sociedade.
- Por falar em proposta, veja se, ao fazer apenas uma, esta responde aos dois argumentos. Caso contrário, terá de fazer duas propostas, uma para cada um dos argumentos.
- A proposta de intervenção deve responder aos seguintes questionamentos: agente, ação, modo, finalidade e detalhamento.
- Ao optar por duas propostas, uma deve estar completa de modo a responder aos 5 questionamentos do item 4.
- Insira repertório em todos os argumentos, mas não se esqueça de relacioná-lo ao argumento. Não faça de seu repertório apenas um pretexto!
- Para construção da argumentação, leia sobre assuntos variados. Se leu, leia mais!
- Atente-se à competência. Agora o Inep está mais criterioso quanto aos desvios da norma padrão.
- Conecte os períodos e orações com elementos conectivos adequados e nada de repeti-los. Você precisa ser coeso!
- Coloque título na redação somente se lhe for exigido. Título é uma tarefa difícil, portanto, não invente!
E vale sempre reforçar:
- Os portões fecham às 13h, segundo o horário de Brasília. Se programe para chegar ao local de prova com antecedência;
- No dia da prova o candidato precisa apresentar RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos, exceto prints de tela);
- Leve pelo menos duas canetas esferográficas transparentes com tinta na cor preta, para o caso de um falhar;
- Esteja com seu cartão de confirmação de inscrição;
- Como são muitas horas de prova, recomenda-se levar um lanche (chocolates, castanhas, barras de cereal, etc) e água em garrafa transparente (sem rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
- Opte por roupas confortáveis e calçados que não apertem. E boa prova!