Cufa Empreenda oferece 8 oficinais de capacitação gratuitas


A quarta edição do concurso de beleza, TopCufa-DF, terá mais do que o desfile dos modelos. A programação traz pela primeira vez o Cufa Empreenda, que trará oficinas gratuitas como produção musical, empreendedorismo, comunicação, gestão de projetos, moda e roteiro audiovisual. Todas as atividades acontecem no Complexo Cultural de Samambaia a partir do dia 2 de março.

Organizado pela Central Única das Favelas, em parceria o com o Instituto Rosa dos Ventos de Cultura e Cidadania, o TopCufa e o Cufa Empreenda é uma oportunidade para que os jovens da periferia descubram seus talentos e possam desenvolver seus potenciais. “Nesta quarta edição do TopCufa-DF, inauguramos o CUFA Empreenda, oferecendo diversas ações formativas. Com isso nós pretendemos colaborar com as possibilidades de crescimento cultural e profissional das comunidades situadas fora do Plano Piloto, com foco no público jovem, que tem um enorme potencial empreendedor”, esclarece o presidente da CUFA-DF, Bruno Kesseler.

Para a presidente do Instituto Rosa dos Ventos de Cultura e Cidadania, Stéffanie Oliveira, a proposta das oficinas, além da capacitação em áreas relevantes e de interesse desses jovens, é difundir ideais solidários da economia criativa. “Os conhecimentos adquiridos durante a formação poderão ser exercitados pelos participantes em seu cotidiano, no dia a dia de suas atividades empreendedoras. O nosso objetivo aqui é dar ferramentas e mostrar novas possibilidades. ”

Quem quiser participar das oficinais precisa se inscrever pelo site: https://topcufabsb.com.br/cufa-empreenda/. As confirmações de participação serão enviadas pelo e-mail cadastrado na pré-inscrição. As vagas são limitadas.


Oficina: Produção Musical.

Ministrante: Mr. Pingo –– Músico e Produtor Cultural.

Conteúdo: a partir dos princípios básicos do empreendedorismo artístico, a oficina abordará um plano de carreira musical como uma startup, enfocando temas como registros, documentação e branding.

Princípios básicos do empreendedorismo artístico, a oficina abordará um plano de carreira musical como uma startup, enfocando temas como registros, documentação e branding.

Data: 2 de março

Horário: 18h às 21h

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Empreendedorismo Criativo

Ministrante: Elaine Caccavo — Diretora Executiva da CUFA

Conteúdo: visão estratégica e comercial, responsabilidade social, ações promocionais, merchandising, produção cultural e marketing serão os temas abordados nesta oficina, voltada à ampliação das perspectivas sobre o mercado criativo.

Data: 3 e 4 de março

Horário: 19h às 22h

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Gestão de Projetos.

Ministrante: Alexandre Rangel — Gestor Administrativo e Cultural.

Conteúdo: A oficina tratará de gestão de projetos culturais, trabalhando princípios relativos ao acesso a recursos, à elaboração de projetos e à execução e prestação de contas.

Data: 5 e 6 de março

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Empreender nas Quebradas.

Ministrante: Bruno Kesseler — Presidente da CUFA-DF

Conteúdo: O empreendedorismo como ferramenta de transformação social será o foco desta oficina, que abordará conceitos como captação de recursos, desenvolvimento de projetos e perspectivas mercadológicas.

Data: 7 de março

Horário: 17h às 20h

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Empreendedorismo Afro — Duafe, estética negra e resistência

Ministrante: Marjore Nogueira — coordenadora de políticas de promoção e proteção da Igualdade Racial e Thaís Dias — Diretora de Políticas Intersetoriais de promoção da igualdade racial

A oficina oferecerá subsídios às/aos participantes para compreensão das relações raciais, do racismo e das formas de resistência por meio da valorização da estética negra.

Data: 8 de março

Horário: 14h às 17h

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Ser modelo é uma profissão.

Ministrante: Day Schmidt — Ativista e Consultora de Moda.

Conteúdo: Serão tratados, nesta oficina, os princípios para o sucesso de uma carreira de modelo profissional, abordando desde maquiagem, cuidados pessoais, apresentação, desenvoltura na passarela até as relações com o mercado da moda.

Data: 8 de março

Horário: 9 às 12 horas

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Comunicação

Ministrantes: Stéffanie Oliveira — Presidente da Rosa dos Ventos Produções; e Camila Muguruza — Jornalista e Assessora de Imprensa

Conteúdo: a oficina tem como objetivo capacitar os/as jovens através de uma variedade de técnicas comunicativas, além de apresentar plataformas e canais de comunicação disponíveis e acessíveis para geração de conteúdo estratégico e relevante. A produção para redes sociais, o debate sobre a importância de assegurar a veracidade de uma informação compartilhada e as formas de expor ações para grupos do mesmo interesse também farão parte da oficina.

Data: 9 e 10 de março

Horário: 19h às 22h

Local: Complexo Cultural de Samambaia

Oficina: Roteiro Audiovisual.

Ministrante: Anderson Quack — Cineasta.

Conteúdo: Esta oficina será dedicada à construção de um roteiro viável, em uma página, sobre uma linguagem audiovisual escolhida durante o encontro, abordando técnicas, experiências e princípios cinematográficos para a execução do produto.

Data: 12 de março

Horário: 18h às 21h

Local: Complexo Cultural de Samambaia

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?