Com o aumento no preço dos combustíveis, o consumidor brasileiro está de olho nos carros híbridos e também nos elétricos
Os consecutivos aumentos no preço dos combustíveis no Brasil, desde 2021, tiveram como consequência um crescimento na busca por veículos movidos à eletricidade – apontados como o futuro da mobilidade automotiva. Ao analisar a oferta por esse tipo de veículo, a divisão de Veículos do Mercado Livre identificou um crescimento de 103,73% na oferta de carros híbridos em 2021, o maior crescimento proporcional observado em toda a América Latina, atingindo em Janeiro de 2022 o recorde de oferta na história do Mercado Livre para a categoria. A procura cresceu em 43,25% na plataforma no mesmo período, também atingindo um pico em janeiro deste ano, mostrando que, apesar de automóveis inteiramente elétricos ainda estarem longe de se tornarem comuns nas ruas no Brasil, os híbridos começam a se tornar cada vez mais oferecidos pelas montadoras no país, e se tornam mais buscados pelos consumidores brasileiros.
“Com seguidos aumentos no preço dos combustíveis no país, os consumidores brasileiros passam a olhar com mais atenção para os automóveis híbridos. No Mercado Livre, observamos um crescimento expressivo, tanto em procura quanto em oferta”, analisa Luciano Avila, líder da divisão de Automóveis do Mercado Livre no Brasil. “Isso mostra que, apesar da disponibilidade limitada em relação aos modelos disponíveis com motores à combustão, esses veículos estão ganhando espaço na preferência dos motoristas, e as montadoras estão acompanhando esse movimento”, completa.
Os dados levantados pelo Mercado Livre mostram que a categoria apresenta uma tendência de crescimento diferente do setor como um todo, que apresentou estabilidade média na oferta e queda na procura de carros e caminhonetes motorizados à combustão.
Toyota Corolla lidera anúncios e procura
Ao analisar a oferta por modelo, os três veículos híbridos mais anunciados são Toyota Corolla, Volvo XC60 e Lexus UX 250h. Já a lista de mais procurados, a partir de visitas aos anúncios, também conta com o Toyota Corolla na liderança, mas tem a Porsche Panamera na segunda posição, seguida pelo Volvo XC60.
Veículos mais anunciados pelas montadoras | Veículos mais procurados pelos consumidores |
Toyota Corolla | Toyota Corolla |
Volvo XC60 | Porsche Panamera |
Lexus UX 250h | Volvo XC60 |
A oferta e procura em diversas regiões
Geograficamente, o levantamento aponta São Paulo na liderança absoluta em procura e oferta ao longo de 2021, seguido por Santa Catarina e por Minas Gerais, que empata com Rio de Janeiro em anúncios visitados.
Oferta | Procura |
São Paulo – 63,4% | São Paulo – 67,9% |
Santa Catarina – 7,6% | Santa Catarina – 10,6% |
Minas Gerais – 6,9% | Rio de Janeiro e Minas Gerais – 4,6% |
Futuro do mercado
“Podemos esperar um mercado com uma oferta cada vez maior de veículos híbridos e elétricos. À medida que a resposta positiva do consumidor cresce, as montadoras têm mais segurança para aumentar o portfólio desses automóveis no país”, aponta Luciano. “Com o crescimento da procura nesta categoria veremos também uma demanda mais acessível, popularizando o acesso”, finaliza ele.