fbpx

CCBB Brasília recebe obra-instalação inédita de Hélio Oiticica

hélio
Foto: Divulgação
  • Obra de 200 m² foi construída a partir de instruções detalhadas deixadas pelo artista e poderá ser visitada nos jardins do CCBB

  • Segunda Magic Square aberta ao público no mundo, a instalação faz um convite ao visitante para penetrar em seus labirintos e compor um percurso pessoal

  • A inauguração da obra é o primeiro passo de uma exposição retrospectiva que vai percorrer toda a obra deste que é um dos maiores artistas brasileiros

Os jardins do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília estão se transformando num verdadeiro museu a céu aberto. Em 07 de maio, o CCBB inaugura, em seu belo gramado, uma obra inédita, assinada por um artista que revolucionou as artes visuais brasileiras. É A Invenção da Cor: Magic Square #3, do grande Hélio Oiticica. Este é o terceiro Magic Square existente no mundo, o segundo aberto à visitação pública – o outro está instalado no Instituto Inhotim, onde é obra ícone desde a inauguração. Uma obra integra coleção particular. Magic Square #3 deverá se tornar um novo cartão postal da capital brasileira e poderá ser visitado gratuitamente.

Um labirinto construído ao ar livre, pintado com cores fortes, que transporta a arte para fora do ambiente das galerias e museus e propõe uma vivência integrada à natureza e à urbanidade, transformando o espectador em cocriador. Esta poderia ser uma definição do Magic Square, obra que sintetiza o pensamento de Oiticica. Sinônimo de invenção, Hélio Oiticica foi um artista que rompeu os limites do quadro, transpondo a tela para o espaço ambiental e propondo a integração com o espectador como participante ativo da obra de arte. Para ele, a arte ganha sentido na relação com o ser humano e deve ser vivida, experimentada, usufruída.

Magic Square #3 é uma obra que cria planos de cor luminosos, formando ambientes para serem percorridos e experienciados pelo visitante, a partir da pintura e de materiais como concreto, granitina, vidro e alvenaria.

A obra-instalação inédita foi construída seguindo as instruções deixadas pelo artista em textos e maquetes. Ao todo, são 200 m² de uma construção que desafia rótulos e convenções. Nela, o espectador é convidado a se deixar levar pela experiência do imprevisível e celebrar a potência da arte como exercício da liberdade.

Com seus trajetos labirínticos integrados ao ambiente externo, o Magic Square #3 dá sequência ao pensamento do artista a respeito do que ele chamou de ‘arte ambiental’: na obra-instalação nada é isolado e a percepção e a experiência sensorial têm papel relevante. Como originalmente os Magic Square foram concebidos para ocupar a área urbana, a obra-instalação de Brasília está situada no gramado do CCBB, próximo à cerca que faz limite com a Ponte JK e seu trânsito contínuo. Ali, a poética de Oiticica poderá dialogar com a cidade.

A Invenção da Cor: Magic Square #3 é o primeiro passo para HÉLIO OITICICA | DELIRIUM AMBULATORIUM, uma exposição retrospectiva do trabalho do artista, com curadoria do premiado curador e pesquisador Moacir dos Anjos, que deverá chegar ao CCBB Brasília em 2023. A obra-instalação é uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, a partir de iniciativa da Tuîa Arte Produção, com coordenação e direção executiva de Bruna Neiva e consultoria do Projeto Hélio Oiticica. A Invenção da Cor: Magic Square #3 tem o patrocínio da BB DTVM.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: