Carlos Sainz vence pela primeira vez na Fórmula 1

sainz
Foto: Scuderia Ferrari

GP da Inglaterra marca a primeira pole e primeira vitória para Carlos Sainz na Inglaterra

Silverstone foi a casa da Fórmula 1 e o Grande Prêmio da Inglaterra foi, sem dúvidas, o melhor da temporada até agora. A corrida começou com uma largada excepcional de Lewis Hamilton, que de quinto pulou para terceiro, mas a primeira volta nem tinha sido completada quando um acidente impressionante provocou a paralisação da etapa.

O estreante Zhou Guanyu recebeu um toque e o carro capotou e passou por cima da proteção de pilotos. Cinco carros no total foram envolvidos no acidente, George Russell, Alexander Albon, Esteban Ocon e Tsunoda, os dois últimos conseguiram voltar para os boxes para reparos.

Bandeira vermelha e sem nenhuma volta, a ordem da direção de prova era relargar com o grid original, que tinha Carlos Sainz e Max Verstappen na primeira fila; Charles Leclerc e Sergio Perez na segunda e Lewis Hamilton e Lando Norris na terceira.

O resgate do piloto da Alfa Romeo demorou um pouco e pelo vídeo e possível entender o motivo.

Um pouco antes da relargada a confirmação do estado de saúde dos pilotos, Zhou foi encaminhado ao centro médico na pista, mas estava consciente e logo depois foi liberado. Albon foi para o hospital, mas depois compartilhou mensagem no Twitter e já está ansioso pela próxima etapa da temporada. 

Bandeira verde as disputas começaram, com toques entre os ponteiros, mas Carlos Sainz largou bem e deixou Max Verstappen para trás. Hamilton não conseguiu repetir o feito anterior, mas a Mercedes teve um desempenho bem diferente, e pela primeira vez no ano, conseguiu andar no ritmo dos ponteiros. 

Com o carro melhor acertado, Lewis Hamilton voava baixo e começou a distribuir volta rápida atrás de volta rápida. Lá na frente, após um erro, Verstappen tomou a ponta, mas não durou muito tempo. O piloto da Red Bull achou que tinha um pneu furado e foi para os pits, mas o problema do carro era outro. 

Max Verstappen falou com a equipe que iria abandonar a prova, pois o carro apresentava problemas críticos. Pelo rádio, a resposta foi: continue! E o holandês estava entre os dez primeiros, tentando fechar a prova para marcar pontos.

Na metade das 52 voltas, a vitória seria de três pilotos: Sainz, Leclerc ou Hamilton. Com os pitstops, o inglês foi parar em primeiro para delírio da torcida local, Silverstone bateu o recorde de público com mais de 400 mil pessoas. 

Mas o que seria da Fórmula 1 sem os elementos surpresa? Ocon, que teve a suspensão reconstruída durante a bandeira vermelha, apresentou novos problemas com o carro e acabou parando na reta principal, e veio o safety car.

Quem viu a temporada 2021 aprendeu que quando se tem safety car é hora de trocar os pneus. A Ferrari chamou Sainz e manteve Leclerc na pista, um dos poucos a manter os velhos pneus até o fim da prova. 

Em nova relargada, o nome das últimas voltas foi Sergio Perez, o piloto que caiu para último colocado, fez um corrida discreta e na hora da verdade, apareceu para batalhar lá na frente. O mexicano se firmou em segundo e deixou Hamilton e Leclerc brigando pelo terceiro lugar. Enquanto isso, Carlos Sainz ia acelerando tranquilo para a primeira vitória na Fórmula 1. 

Bandeira quadriculada, vitória de Carlos Sainz e pódio para Sergio Perez e Lewis Hamilton. A torcida presente invadiu a pista para a festa do champagne, e na primeira fila estavam os pais de Perez e Hamilton, que festejaram as conquistas dos filhos.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?