Exposição traz a produção de 12 artistas indígenas em múltiplos suportes e linguagens de diferentes territórios do Brasil
A CAIXA Cultural Brasília recebe a Mostra de Arte Indígena Nhe´ ẽ Se, entre os dias 10 de maio e 9 de julho. O conjunto de obras exprime o desejo de mostrar a força política e beleza conceitual da arte e culturas indígenas. Os trabalhos serão apresentados na Galeria Vitrine com visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. A entrada é gratuita e de classificação livre para todos os públicos.
A abertura da exposição acontece nesta terça-feira, (09), e contará a com presença das curadoras da mostra, Sandra Benites e Sallisa Rosa, além da apresentação do Toré, uma dança sagrada que representa a conexão dos Kariri-Xocó com a natureza e seus ancestrais. Realizada pelo grupo Grupo Moyra. ao som de tambores e cantos, a Toré é um uma celebração que fortalece a identidade e a resistência do povo Kariri-Xocó. Os visitantes que comparecerem à abertura poderão ainda fazer uma visita guiada pelas curadoras.
Nhe´ ẽ Se é uma mostra sobre comunicar. A expressão Guarani em português significa o desejo de fala, a expressão do espírito e o diálogo como cura. Por meio de pinturas, fotografias, instalações, vídeos e textos. Os 12 artistas visuais, cada um com sua essência, provocam e convidam o olhar de visitantes a diálogos com diferentes etnias, territórios, expressões culturais e inquietações.
O projeto tem a curadoria das indígenas Sandra Benites, da etnia Guarani-Nhandeva (MS), primeira curadora indígena no Brasil a integrar equipe de um Museu, pesquisadora Guarani e Doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ, e Sallisa Rosa, artista visual cuja produção parte de sua experiência como indígena em contextos urbanos e que, em sua trajetória, acumula participação em exposições, dentro e fora do Brasil, desde 2017.
SERVIÇO:
Abertura da Mostra de Arte Indígena NHE ́ Ẽ SE
Local: CAIXA Cultural Brasília
Endereço: Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4 – Edifício Anexo à Matriz da CAIXA
Data: 9 de maio de 2023 (terça-feira)
Hora: 19h
Temporada da mostra: de 10 de maio a 9 julho de 2023
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Informações: www.caixacultural.gov.br/Paginas/Brasilia.aspx