“Estou muito confiante para a nova temporada e me sinto mais preparado que nunca”, disse Caio Collet
Caio Collet está de casa nova para mais uma temporada na FIA Fórmula 3. O piloto paulista de 20 anos de idade, vencedor de duas corridas em 2022, assinou contrato com a equipe holandesa Van Amersfoort Racing para disputar a temporada completa da categoria nesta temporada.
Fundada em 1975, a equipe VAR tem base na Holanda e fez sua estreia na FIA F3 na temporada passada. Logo no primeiro ano, o time conquistou vitórias e pódios e vem reforçado para a jornada em 2023.
Collet também celebrou bons resultados na temporada passada, vencendo provas em Hungaroring e Zandvoort. O paulista de 20 anos de idade foi cinco vezes ao pódio, cravou uma pole-position na Áustria e registrou a melhor volta em duas corridas.
A temporada 2023 será sua terceira na FIA Fórmula 3, e a experiência de 38 provas disputadas na categoria foi um dos fatores que levaram a VAR a contratar o brasileiro. Além de Collet, a equipe terá nesta temporada o mexicano Rafael Villagomez em sua segunda temporada, e o australiano Tommy Smith, que estreia na FIA F3.
Esta é a sexta temporada de Caio Collet em sua carreira internacional nos monopostos. Ele estreou em 2018 na F4 Francesa com o título. Em 2019 subiu para a F-Renault Eurocup e terminou em quinto. Na temporada seguinte, permaneceu na categoria e terminou como vice-campeão. A temporada 2021 marcou a promoção de Collet para a FIA F3, com a conquista de dois pódios. No ano passado, vieram as primeiras vitórias.
E, em 2023, a expectativa é brigar por mais.
Sua primeira experiência com o carro da VAR será no Bahrein, no teste coletivo dos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. A temporada 2023 terá dez etapas, sempre com rodadas duplas, e acompanha o calendário da Fórmula 1.