A área de tecnologia de informação (TI) está em ebulição no país. Estima-se que em 2019, o setor fechou o período com cerca de 70 mil vagas abertas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ainda aponta que o Brasil terminou o último ano com 11,6 milhões de desempregados.
A qualificação se tornou um entrave entre os profissionais de TI, o mercado está cada vez mais competitivo e exigente. Assim, muitas vagas não são preenchidas. De outro lado, as empresas que conseguem colaboradores especializados, muitas vezes não conseguem retê-los em suas organizações por muito tempo.
Christina Curcio e Janaina Lima, da Icon Talent, empresa de recrutamento na área de TI, apontam três fatores que dificultam a permanência dos profissionais por um maior tempo dentro das empresas. Elas também apresentam possíveis soluções.
1- Mais qualificação, melhores oportunidades
A escassez de profissionais qualificados faz com que pessoas altamente qualificadas tenham mais oportunidades. Com isso, a chance de que uma proposta mais interessante apareça a qualquer instante aumenta. Seja para ficar mais perto de casa, mudar para uma nova cidade, com mais vantagens e possibilidade de estudos, por exemplo. Esses são fatores que podem levar o colaborador a mudar emprego. Afinal, esse profissional pode escolher onde deseja trabalhar.
Solução: uma solução plausível, seria ter definido o plano de carreira para os colaboradores e as expectativas da empresa sobre os profissionais.
2 – Novos desafios
Muitas empresas não exploram totalmente o potencial da tecnologia disponível no mercado. Esse posicionamento pode acabar frustrando aquele profissional com perfil mais inovador e que mira novos desafios.
Solução: as empresas devem investir em um ambiente de maior colaboração e troca, que fomente a introdução de novas tecnologias, sem que haja demasiado custo nesta substituição. Além de trazer mais motivação ao time, isso pode beneficiar a empresa positivamente na questão financeira.
3- Relações internas entre o empregador e colaborador
No setor de TI, as relações entre empresa e colaborador quando conturbadas também prejudicam a permanência desses colaboradores. No mercado atual da tecnologia, o relacionamento humano é fundamental e imprescindível, além do reconhecimento e a qualidade do ambiente de trabalho.
Solução: a empresa deve investir em programas de desenvolvimento para que colaboradores e gestores adquiram competências comportamentais adequadas ao atual momento da empresa.