fbpx

AgroBrasília 2020: será de 17 a 21 de maio

AgroBrasília
Foto: AgroBrasília/Divulgação

De 17 a 21 de maio, produtores, empresas, pesquisadores, estudantes, profissionais do agro, encontram na Feira os melhores produtos, serviços e tecnologias para o setor agropecuário

Maior feira agropecuária do Planalto Central, a AgroBrasília começa na próxima terça-feira, 17 de maio, e segue até o dia 21. Nos cinco dias, produtores, empresas, pesquisadores, estudantes, profissionais do agro, encontram no evento os melhores produtos, serviços e tecnologias, em setores como o de máquinas, implementos agrícolas, insumos, veículos, biotecnologia, genética animal e vegetal, agricultura familiar, além da presença de instituições formadoras e de pesquisa e extensão rural.

A Feira apresentará ainda intensa programação técnica, repleta de palestras, fóruns, painéis, com temas atuais e relevantes – crise dos fertilizantes e uso de bioinsumos, controle biológico, solo e sustentabilidade, plantio de uva e produção de vinhos no Cerrado, fruticultura, pecuária, mulheres no agro, são alguns dos exemplos. Todas essas atividades terão transmissão online, pela plataforma: https://digital.agrobrasilia.com.br/, e também podem ser acompanhadas ao vivo no Auditório Principal e no Auditório Anexo do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, onde ocorre a AgroBrasília.

Por mais uma edição, a Feira segue com o objetivo de levar ao campo as tecnologias, os sistemas e os processos mais modernos do mercado. Tendo como área de abrangência o Centro-Oeste, Minas Gerais e alguns outros estados, a AgroBrasília é, ao mesmo tempo, vitrine da pujança e diversidade do Planalto Central e impulsionadora da atividade agropecuária na região, ao facilitar o acesso de produtores a inovações e a conhecimento técnico.

O presidente da Feira, Ronaldo Triacca, também destaca que os pequenos empreendedores rurais encontram na AgroBrasília tecnologias específicas, no espaço gerido pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). “A ideia da AgroBrasília é ser bem democrática e acolher todos os públicos. Sempre demos grande atenção aos pequenos produtores, o que vamos continuar a fazer.”

Ele aponta que as expectativas da organização em relação ao desempenho da Feira são altas. “A nossa região teve, por mais um ano, uma excelente safra, as commodities estão com bom preço, fatos que nos fazem acreditar que os produtores e o setor estão capitalizados e ávidos para fazer negócios e para adquirir novos conhecimentos e tecnologias. Teremos cerca de 500 expositores e esperamos receber 18 mil pessoas diariamente no Parque. A expectativa é bater o recorde de negócios, que podem chegar ao volume de R$ 3 bilhões”, ressalta o presidente da AgroBrasília.

Desafio

A AgroBrasília e parceiros promovem também em 2022 seu primeiro desafio de soluções tecnológicas, que aborda o tema do controle biológico de pragas e doenças em lavouras. Chamado InovaAgroBrasília, o concurso vai eleger e premiar o melhor projeto, que pode ser um produto, um processo ou um serviço. Sete startups e equipes foram classificadas para a etapa final, que será virtual, no dia 21 de maio, das 8h30 às 12h, com transmissão pela plataforma.

Concorrem as empresas Avant Monitoramento com Drones (Monitoramento de Lavouras com Drones – M.L.D.); Biotecland (Primafert, insumo agrícola a base de microalgas); BSafe (biopesticidas baseados em RNA); Life Biological Control (primeira franquia do agro com pacote de manejo 100% biológico para controle de pragas agrícolas); MicroSoil Br (biocontrole de fungos fitopatogênicos); Moara Bioestimulantes Agroambientais (Biopro Solo, bactérias solubilizadoras de fósforo e indutoras de resistência à seca para manejo de culturas agrícolas), e Sardrones (controle biológico com utilização de drones).

Um pouco da Feira

Entre os expositores da edição de 2022 da AgroBrasília está a Horsch, fabricante de máquinas agrícolas. A empresa promete apresentar soluções inovadoras durante o evento, como a plantadeira articulada Maestro Kompass, novidade no mercado nacional.

De acordo com a Horsch, Um dos principais benefícios da Maestro Kompass, desenvolvida para o plantio direto de sementes e adubo, está no sistema de fechamento de suas barras, que em poucos minutos reduzem a largura da máquina para 3,20 metros, um diferencial que agiliza a locomoção de um terreno para o outro, bem como fazendas e rodovias, eliminando a necessidade da contratação de batedores para locomoção. “Deslocamentos mais rápidos, significam mais produtividade. Mais produtividade, por sua vez, é sinônimo de economia de tempo e redução de custos aos trabalhadores do campo. E tudo isso sem deixar de lado a segurança do usuário”, garante Rodrigo Duck, diretor-geral da Horsch.

Acesso à AgroBrasília

O Parque Ivaldo Cenci está localizado em uma das mais importantes regiões rurais do Distrito Federal, o PAD-DF. Com 500 mil m², o espaço fica no Km 5 da BR-251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG. Tem acesso facilitado, com estradas bem pavimentadas, pista de pouso, e boa localização, a 70 km do aeroporto de Brasília.

A AgroBrasília é realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), com o apoio da Seagri-DF, da Emater-DF e da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).

Serviço: AgroBrasília

Quando: De 17 a 21 de maio, das 8 às 18 horas

Onde: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – PAD-DF, área rural do Distrito Federal, no Km 5 da BR-251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG, a 70 km do aeroporto de Brasília

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: