Secretaria da Mulher desenvolve um canal integrado de oficinas e cursos on-line gratuitos, especificamente para o público feminino
Abrir oportunidades de trabalho e de qualificação é o foco do programa Oportunidade Mulher, criado pela Secretaria da Mulher (SM). A partir de ações integradas entre a secretaria e parceiros – como a Fecomércio, a Rede Mulher Empreendedora e o Instituto Avon, entre outros –, o Oportunidade Mulher indica ao público feminino um caminho para a criatividade, o empreendedorismo, a capacitação e a renda.
“A meta é direcioná-las a inovarem, a se capacitarem e a se prepararem para os novos rumos do mercado de trabalho e os novos modelos de negócios, por meio dos cursos e oficinas que a própria secretaria também vai oferecer”, resume a secretária da Mulher, Ericka Filipelli. Nesta terça-feira (2), ela falará sobre o programa durante uma live, às 16h, na página da secretaria no Facebook.
Para equilibrar
Com a redução gradual da atividade econômica provocada pela pandemia de Covid-19, as trabalhadoras informais têm sido diretamente afetadas. Segundo estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) é maior o impacto da crise para o público feminino, que, em muitos casos, se vê exposto à violência doméstica.
Ainda de acordo com a ONU, a maior responsabilidade pelos trabalhos de assistência, remunerados ou não, é das mulheres, que representam 95% da força laboral de longo prazo. Mesmo assim, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que as mulheres ganham, em média, 75% do que recebem os homens.
O foco do programa é oportunizar às mulheres do DF ferramentas para equilibrar essa estatística e conquistar novas opções de trabalho virtual. Para tanto, o Oportunidade Mulher criou uma agenda semanal de cursos sobre assuntos diversos, como mídias sociais, microcrédito, vendas e estratégias de comunicação.
Abaixo, confira o calendário dos cursos on-line oferecidos, todos gratuitos.
- Quarta-feira (3), às 10h: Finanças.
- Quinta-feira (4), às 17h30: Vendas.
- Sexta-feira (5), às 15h: Comunicação.
Para fazer a inscrição no programa, basta acessar as instruções.
* Com informações da SM