fbpx

A esperança que vem do Karatê

karatê
Foto: Divulgação

No Gama (DF), meninos e meninas aprendem que os benefícios da prática do Karatê vão além do dojô

Dezenas de crianças do Gama, Distrito Federal, estão aprendendo o que significa o Karatê Shotokan. A prática oriental não representa apenas a prática de uma atividade física ou mais saúde, ela vai além. Os alunos do professor Sense Pedro Apostoli aprendem os movimentos da luta e também, a ser solidários.

O projeto tem o intuito de contribuir para a formação moral, humana e social. Isto porque, como pagamento das aulas, os alunos doam alimentos, que são distribuídos, posteriormente, pelo professor, às famílias carentes da região. 

O sensei conta que “a criança aprende o Karatê e aprende ser caridoso com a doação. É um momento oportuno de aprender a disciplina através de aulas lúdicas, onde, aos poucos, são introduzidos padrões de conduta, posturas e técnicas básicas, que irão sendo desenvolvidas ao longo dos anos e para a vida da criança”.

O início do Projeto

Tudo começou no ano de 2004, quando o sensei Pedro Apostoli foi morar em Guriri, uma pequena ilha município de São Mateus, no Espírito Santo. E ao ver pessoas carentes que passavam fome, resolveu criar o Projeto Cidadãozinho da Escola, projeto de Karatê que aceitava como pagamento da mensalidade um saco de arroz, e tudo que era arrecadado eram distribuídos para quem precisava. O projeto era filiado a Federação Espírito Santense de Karatê.

Atualmente, morando em Gama, o sensei Pedro Apostoli levou o projeto de volta ao em 2014. Inicialmente as aulas de Karatê eram ministradas nas dependências da Igreja São Vicente de Paulo, hoje acontecem na Escola Classe 9, no setor Sul do Gama. Em troca das aulas, os alunos contribuem mensalmente com um pacote de arroz, posteriormente distribuído pelo professor, às famílias carentes da região.

Troca de Faixas

Os alunos do projeto estão animados, no próximo mês, no dia 2 de julho, a partir das 9h, na Escola Classe 9, no Gama, acontece a troca de faixa. Evento que destaca o esforço, a dedicação e também, a esperança de alçarem voos mais altos no esporte e por meio dele.

Apostoli lembra que “o karatê, assim como outro esporte, pode representar momentos únicos de integração entre as famílias, que não tem uma idade certa para iniciar e pode ser praticado por crianças, adolescentes, adultos e idosos”, afirma ele.

Aos interessados pelo projeto, as aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h, na Escola Classe 09, quadra 03 área especial setor sul Gama-DF. 

Os treinos

Acontecem na Escola Classe 09, quadra 03 área especial setor sul Gama-DF.
Dias: Segundas e quartas-feiras
Horário: às 19:00hs e 20:00hs.
Informações: (61) 98579-5657 (Professor Sensei Pedro Apostoli).

 

Serviço

Troca de faixas

Data: 02 de julho
Horário: 09 horas
Local: Escola Classe 09, quadra 03 área especial setor sul Gama-DF.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: