A 500 dias da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™, arte oficial destaca Brasília como cidade de movimento, futuro e identidade cultural

Reprodução/Izzy Credo

Faltando 500 dias para o início da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™, a entidade máxima do futebol divulgou as ilustrações oficiais das cidades-sede do torneio. A arte que representa Brasília traduz a capital federal como um espaço de movimento, projeção e construção de futuros possíveis, conceito desenvolvido pela artista visual e muralista Izzy Credo.

Natural de Trindade (GO), Izzy buscou inspiração na cultura popular do Cerrado, no protagonismo negro e na relação entre o sagrado e o profano para compor a narrativa visual da capital. Segundo a artista, a própria arquitetura de Brasília dialoga com a ideia de expectativa e transformação — elementos que também fazem parte do imaginário do futebol.

“Brasília me traz um imaginário de lugar de futuros possíveis. A arquitetura dialoga muito com essa ideia de movimento, de projeção e de expectativa. Essas sensações também surgem quando pensamos em futebol”, explica.

Com cores vibrantes e formas orgânicas, a ilustração insere a torcida como elemento central da paisagem, reforçando o papel do público na construção da história do futebol brasileiro. Para Izzy, torcer no Brasil vai além do ato esportivo e se conecta diretamente à estética, à energia e à identidade cultural do país.

“Quando penso em Cerrado, futebol e torcida, vejo a torcida como parte do cenário e da narrativa. Torcer no Brasil é diferenciado não só pela energia e pelo calor, mas também pela estética”, completa a artista.

O processo criativo também foi atravessado por memórias afetivas relacionadas ao futebol, como brincadeiras de infância e ruas decoradas em verde e amarelo durante Copas do Mundo. A expectativa da artista é que essa nostalgia coletiva seja percebida pelo público.

A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™ será disputada entre 24 de junho e 25 de julho, com jogos em oito cidades brasileiras. Em Brasília, as partidas ocorrerão no Estádio Nacional Mané Garrincha, arena que já recebeu grandes eventos esportivos e culturais e integra o conjunto de estádios aptos a sediar competições internacionais.

Além da capital federal, também serão cidades-sede Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

Brasília no caminho da consolidação como polo esportivo

O Distrito Federal vem se consolidando como polo estratégico para grandes eventos esportivos, impulsionado por investimentos em infraestrutura e no fortalecimento de clubes e atletas locais.

Em dezembro de 2025, o Governo do Distrito Federal criou o Programa de Apoio ao Futebol do Distrito Federal, voltado ao desenvolvimento dos clubes da cidade. Na área de infraestrutura, foram realizadas reformas nos estádios Bezerrão (Gama), Augustinho Lima (Sobradinho), Rorizão (Samambaia) e JK (Paranoá). Esses equipamentos poderão ser utilizados como centros de treinamento pelas seleções participantes da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™.

Para garantir a organização do torneio, foi instituído o Comitê Intersetorial de Coordenação da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™, sob coordenação da Casa Civil, com participação de 12 secretarias do GDF, incluindo Esporte e Lazer, Economia, Governo, Comunicação, Segurança Pública, Transporte e Mobilidade, Justiça e Cidadania, Turismo, Mulher e Cultura e Economia Criativa.