Crescer apresenta princípios pedagógicos que orientam sua atuação em novo livro

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Como parte das comemorações de seus 25 anos, a organização social Crescer anunciou o lançamento do livro “Educar para transformar: princípios educacionais do Crescer”. A publicação, disponível nos formatos impresso e digital, apresenta os princípios que orientam e simbolizam a atuação da entidade. Ao compartilhar práticas sustentadas por esses fundamentos, a organização pretende inspirar mais pessoas e instituições na mobilização de transformações educacionais.

Segundo Luciana Allan, diretora do Crescer, o livro representa um convite para trabalharmos coletivamente pela melhoria da qualidade da educação no Brasil. Ela enfatiza que essa é uma questão urgente que requer novo olhar, conhecimento técnico, criatividade, respeito às diversidades e atenção aos contextos socioambiental e sociopolítico. A diretora destaca que apenas com essa abordagem integral será possível reverter os resultados educacionais e cumprir o papel de colaborar para que as pessoas sejam capazes de ter e perseguir seus sonhos.

A obra é direcionada a todos os profissionais da área de educação e está dividida em duas partes principais. A primeira seção apresenta a missão, valores e objetivos do Crescer, organização que desde sua fundação atuou em mais de quatro mil municípios e nove mil escolas, impactando aproximadamente 2,5 milhões de pessoas por meio de seus projetos. Luciana Allan ressalta que a entidade foi construída por milhares de mãos, desenvolvendo sua história a partir de vivências junto a pessoas e organizações em diversos contextos, sempre buscando reconhecer o potencial de cada envolvido.

A segunda parte do livro explora os princípios pedagógicos que norteiam a atuação da organização. Entre eles estão: fazer florescer o desejo de aprender; atuar com múltiplas abordagens; praticar uma educação inclusiva e antirracista; contribuir para o desenvolvimento de competências; encorajar usos criativos e responsáveis de tecnologias digitais; favorecer a aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar; e educar para a sustentabilidade. Cada princípio é acompanhado por referências conceituais, destaques e exemplos de projetos que contextualizam e ilustram as práticas adotadas.

Nesta etapa, o leitor é convidado a participar de uma cultura de formação contínua, onde o crescimento pessoal e coletivo se interligam. A diretora finaliza observando que uma cultura de formação integra a sistematização e disseminação dos conhecimentos construídos, e que documentar o presente e o passado colabora para a sustentabilidade dos resultados dos projetos, oferecendo repertório e inspirações para sua continuidade.

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